O presidente da Femipa e vice-presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, representou a Confederação no evento “Rumos da Filantropia – Impactos Tributários e Sociais da Lei Complementar 187/21 para o setor Filantrópico”, em São Paulo, realizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) e do qual a CMB é uma das apoiadoras. Na ocasião, Ventorim presidiu um painel técnico, moderado pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Monello, e com debates envolvendo representantes dos ministérios da Educação; Cidadania; Saúde; e Economia.

Representando o setor filantrópico de saúde, estiveram presentes também o ex-presidente da CMB e atual diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti; a diretora institucional SUS da CMB, Maria Fátima Conceição; e o presidente do Conselho Consultivo da CMB, Carlos Augusto Meinberg.

“Discutir a filantropia é muito difícil, porque a maioria das pessoas não entende o que é, não entende o resultado que entrega, nem a importância. O que nós entregamos, indiretamente, é muito mais que o atendimento ao paciente. As entidades beneficentes têm uma importância social de impacto altamente relevante, é um movimento de entrega que é muito mais do que a gente propõe diretamente”, ressaltou o vice-presidente da CMB. “Nós geramos empregos, geramos vida para as pessoas. Os hospitais são um fomento econômico em toda a região que atuam”, completou.

Evento

O evento “Rumos da Filantropia – Impactos Tributários e Sociais da Lei Complementar 187/21 para o setor Filantrópico”, que aconteceu em São Paulo, foi organizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), em parceria parceria com a Associação Paulista das Fundações (APF) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e apoio da CMB. Os debates foram transmitidos no canal do Youtube do CRCSP.

A mesa de abertura contou com as presenças de José Aparecido Maion, presidente do CRCSP; Custódio Pereira, presidente do Fonif; Dora Sílvia Cunha Bueno, presidente da APF; Gilberto Kassab, presidente do PSD; e os deputados federais Marco Bertaiolli (PSD), relator no plenário da LC 187/21, e Antônio Brito (PSD), líder do partido e presidente da Frente Parlamentar de Apoio as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. Por videoconferência, participaram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e os deputados federais Arthur Lira – também presidente da Câmara dos Deputados (Progressistas); Bibo Nunes (PSL) e Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas).

O presidente da Femipa e vice-presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, presidiu a mesa do painel técnico, moderado pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Monello. No debate, estiveram representantes do Ministério Educação (Felipe Borges); Ministério da Cidadania (Leandro Nardi; Ministério Saúde (Brunno Carrijo) e Ministério Economia (Rogerio Campos). As questões jurídicas foram esclarecidas pelos advogados Dr. Marcos Biasioli (Saúde); Dr. Ricardo Monello (Economia); Dra. Flávia Regina de Souza Oliveira (Cidadania) e Dr. José Roberto Covac (Educação).

No segundo painel, que trouxe a discussão sobre os efeitos dos vetos na gestão e na segurança jurídica, o assunto foi tratado pelos advogados Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, Dr. Luigi Braga e Dr. Thiago Ferreira Cabral.

Fonte: CMB