A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o PL 7606/2017, que cria o Programa de Financiamento Específico para santas casas e hospitais sem fins lucrativos que atuam no SUS, realiza, nesta terça-feira, dia 04 de julho, às 14h30, a primeira audiência pública para debater o assunto. Além da CMB, também foram convidados representantes do Ministério da Saúde, do BNDES, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Para o presidente da CMB, Edson Rogatti, o apoio dos parlamentares é essencial para que o projeto seja votado rapidamente e a matéria possa beneficiar hospitais e a população. ‘Para isso, é preciso que os hospitais se aproximem dos parlamentares, estreitando o relacionamento e mostrando a importância desse e de outros projetos para a Saúde do Brasil’, afirmou Rogatti.

Nesse sentido, o presidente reforçou a importância de as Federações e seus associados participarem do 27º Congresso nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, no Hotel Nacional. ‘Vamos dar início ao Congresso com a realização de um café da manhã, com a participação de deputados, senadores, fornecedores e os congressistas, mostrando a importância da parceria para enfrentar esse período de crise’, disse o presidente.

Rogatti ressaltou que as Federações estão responsáveis por convidar os parlamentares Federais de seus estados para o café da manhã. ‘Cada Federação vai convocar os seus parlamentares federais para participar do café da manhã, que será no dia 15, das 8h30 às 10h30, no Hotel Nacional. Os participantes de cada Estado poderão tomar café com seus deputados e senadores, entregar seus pleitos e agradecer o apoio que eles têm dado ao Setor’, disse Rogatti, lembrando ainda que em agosto começa a época de os parlamentares fazerem suas indicações para as emendas e os hospitais precisam garantir que sejam destinados recursos para suas instituições.

Durante a programação do 27º Congresso da CMB, também será apresentada a palestra ‘Entendendo as emendas parlamentares’, no dia 16 de agosto, às 9h, com a presença do coordenador-Geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, José Antonio de Aguiar Neto; e do superintendente de Planejamento e Gestão do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, Adriano Ribeiro.

As inscrições para o evento podem ser feitas online, com valor promocional, até o dia 15 de julho: www.cmb.org.br/congresso

Fonte: CMB