Aparelho com tecnologia de alta complexidade capaz de devolver a audição para pessoas com perda auditiva, o implante coclear também é capaz de fazer com que crianças que nasceram surdas, escutem e tenham um desenvolvimento adequado da fala. No Paraná, o Hospital Angelina Caron (HAClidera a realização desse procedimento e acaba de atingir a marca de 100 implantes.

“Começamos a realizar o implante em 2018 e hoje somos o quinto hospital do país em número de cirurgias, com uma média de dois pacientes por semana. Há poucos centros habilitados no Brasil. No Paraná, existem mais dois hospitais que o realizam pelo SUS, mas em menor número. Por ser uma cirurgia de alta complexidade, demandar uma equipe especializada e atender pacientes complexos, existem poucos centros habilitados a realizar esta cirurgia no país”, explica o médico Neilor Mendes, coordenador do serviço de implante do Hospital Angelina Caron.

Como funciona

Também chamado de “ouvido biônico”, o implante coclear é indicado para pessoas que nasceram surdas ou com uma grande perda de audição, nos casos em que o aparelho auditivo não é capaz de devolver a audição de forma satisfatória para uma vida social adequada. Segundo Mendes, o procedimento é realizado tanto em crianças quanto em adultos, podendo ser feito em um lado ou os dois lados na mesma cirurgia, variando de caso a caso.

O implante tem duas partes, um interna, colocada por meio da cirurgia, e outra externa, que é adaptada 30 dias após o procedimento cirúrgico. “A parte interna contém um processador que ao final possui um feixe com diversos eletrodos que serão colocados dentro da cóclea, o “caracol da audição. O processador tem um ímã que fica em baixo da pele e irá se ligar ao outro imã da parte externa. Já a parte de forma, tem uma antena e um microfone, e se fixa na parte interna através do imã, podendo ser retirada a qualquer momento pelo paciente”, explica o médico.

800 milhões pelo mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Na faixa etária dos 20 a 40 anos, a surdez acomete 15% das pessoas, podendo chegar a 50% em adultos acima dos 70 anos.

Sobre o Hospital Angelina Caron

Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 38 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Fonte: Hospital Angelina Caron