2017 é um ano de comemorações para o Hospital da Providência. A instituição está celebrando o 70° aniversário de prestação de serviços hospitalares para a população de Apucarana e região em meio a grandes projetos: a construção da nova maternidade e o programa para obtenção de certificado de qualidade junto a ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Tudo começou em 1947 como uma instituição particular, o Hospital Santa Terezinha. Este, em 1953, passou a ser administrado pela gestão municipal e intitulado Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Apucarana.

A chegada das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aconteceu em 1956 e marcou a administração do Hospital da Providência como é atualmente, com a primeira supervisora, Irmã Tereza Araújo. As Irmãs também trabalhavam como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e outras ocupações.

Mas somente em 1970, e a pedido do Bispo Dom Romeu Alberti, que a Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aceitou a missão de assumir o hospital que passava por grande dificuldade financeira na época. Através de uma doação da gestão municipal, as Irmãs passaram a administrar a unidade e a denominou Hospital da Providência, seguindo uma sugestão feita por Dom Romeu.

Confiante, em correspondência, a Irmã Nelly Bezerra de Menezes afirmou “agora nos resta confiar na Providência Divina que jamais falta, quando se trata de fazer algo pelos pobres”.

Para a diretora geral, Irmã Geovana Aparecida Ramos, o Hospital da Providência chega aos 70 anos com muitos desafios e responsabilidades.“Está sendo planejada a construção de um novo prédio para prestar atendimento materno–infantil com o apoio da comunidade e esfera pública. Para somar a mudança estrutural também estamos consolidando um novo formato de gestão onde indicadores estratégicos são monitorados diariamente e planos de ação são desenvolvidos com vistas em obter certificado de qualidade e oferecer maior segurança aos pacientes”, explica.

Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil vão unificar atendimento

O Hospital da Providência vai construir um novo pavimento e unificar o atendimento que presta em conjunto ao Hospital Materno Infantil, em Apucarana.

Desde 2006 o “Providência” é responsável pela administração do Hospital Materno Infantil, a única maternidade da cidade, que opera em prédio alugado, separado do hospital geral. Em média, 207 bebês nascem por mês na unidade e 85% dos atendimentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, com previsão de término para 2019, conta com apoio da Secretaria do Estado de Saúde (SESA) que anunciou verbas para a obra. A instituição também investe em captação de recursos através de projetos e eventos beneficentes como o Jantar Filantrópico, realizado em junho de 2016, para arrecadar renda para elaboração do projeto novo pavimento que terá 2,4 mil m². No novo andar serão instalados quartos e enfermarias para internamento, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Centro Obstétrico e Pediátrico, entre outros serviços voltados para gestantes, bebês e crianças.

Certificado de Qualidade

A acreditação e certificação de qualidade, além de fortalecer uma gestão organizada e sólida, asseguram ao paciente que o serviço ou sistema de saúde utiliza práticas seguras de atendimento.

O Hospital da Providência está aderindo a um modelo que é recomendado pela Organização Nacional de Acreditação com a finalidade de obter certificado de qualidade em nível I.

Para isso foram estabelecidas equipes de melhoria de desempenho com integrantes de diversos setores e através delas estão sendo implantados protocolos, planos de ação e painéis de controle de indicadores estratégicos que contemplam diversos setores do Hospital.  Adequar toda a Organização às exigências é um desafio que toda a equipe do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil está disposta a conquistar.

Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças

Desde 2012, o Hospital da Providência e mais cinco unidades no Paraná e Santa Catarina compõem o Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. Todos são dirigidos e pertencentes à Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mantém a mesma missão: Prestar atendimento com excelência, respeitando os princípios éticos e cristãos na vivência do carisma vicentino. E valores de ética, formação profissional, sustentabilidade, empatia, humanização e amor ao próximo, integridade, diálogo, sinergia, comprometimento e qualidade.

Hospital faz atendimento a saúde e bazar em comemoração aos 70 anos

O Hospital da Providência promoveu atendimento à saúde para a comunidade que passou pela Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana, no dia 21 de janeiro, quando deu início às comemorações do aniversário de 70 anos.  Foram disponibilizados testes de glicemia, hiv, aferição de pressão arterial e outros atendimentos básicos. Enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais que integram a equipe de colaboradores do Hospital da Providência participaram fazendo orientações e esclarecendo dúvidas.

Durante atendimento ao público também foi promovido o trabalho do Serviço da Qualidade, um departamento do Hospital responsável pelas iniciativas que contribuem para a Segurança do Paciente. Foram entregues frascos de álcool em gel para higienização das mãos e apresentadas as pulseiras de identificação do paciente internado.

Quem passou por lá ainda pôde adquirir produtos comemorativos, artesanatos, além de pães, geleias e bolachas caseiras.

Durante o evento as crianças também tiveram seu espaço, onde puderam se divertir na cama elástica, fazer pintura no rosto e participar de atividades lúdicas. Durante a ação o Hospital da Providência contou ainda com a participação da Associação de Senhoras Rotarianas de Apucarana, Cebrac e Ong Noname.

Missa em ação de graças celebra aniversário do “Providência”

Na abertura das comemorações dos 70 anos do Hospital da Providência foi celebrada uma missa em ação de graças. A missa foi realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, ministrada pelo Padre Monsenhor Roberto Carrara, em 21 de janeiro.
Estiveram presentes Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, direção do Hospital da Providência e do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. O momento também foi prestigiado pelo prefeito Beto Preto, imprensa, médicos, voluntários e colaboradores.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital da Providência