Foz do Iguaçu será um dos municípios contemplados com os recursos que o governo federal destinará para pagar os custos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e unidades neonatais. O município vai receber 137 mil que para custear uma UTI pediátrica no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, através de um credenciamento e contrato feito entre hospital e prefeitura. A unidade vai atender crianças em tratamento contra o câncer.

Ao todo o Ministério da Saúde vai liberar mais de R$ 11 milhões para diversos municípios que servirão para custear e habilitar novas unidades de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e unidades neonatais. Deste valor, cerca de R$ 7,4 milhões vão para financiar leitos de UTI de cidades do Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

O diretor e superintendente do Hospital Cavalcanti, Anilton José Beal, explica que o valor será repassado ao município, que pagará por meio deste contrato, pelas diárias da UTI pediátrica utilizada por pacientes com câncer.  “Eles já eram atendidos anteriormente, porém o hospital não conseguia faturar ao SUS, pois não havia o credenciamento”, explica. “Agora o hospital poderá receber a internação diretamente na fatura do SUS e, também, atender às exigências do serviço de oncologia que necessita a disponibilização de leito de UTI Pediátrica para a cobertura do atendimento” completa.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Lettice Canete, o valor é importante para uma região que é referência em diversas áreas da saúde. “Nossa região é referência para muitos serviços como rede de urgências e emergências, cardiologia, oncologia, entre outras”, revela. “Ainda temos um déficit de credenciamento de leitos, por isso necessitamos sempre de mais recursos”, afirma.

O deputado federal Dr. Rosinha (PT) avalia que o investimento do governo federal ajuda no aparelhamento de regiões como o caso do interior do Paraná. “Essa distribuição de valores em especialidades como a UTI são essenciais, pois impede muitas vezes que os pacientes tenham que viajar longas distâncias para ter um atendimento de qualidade”, acredita.  “O governo federal não tem falhado com o estado e com municípios que têm construído projetos”, ressalta Rosinha.

De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, Foz do Iguaçu e os outros municípios que vão receber o repasse apresentaram pedidos dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério. Segundo o órgão, o Paraná pode ser contemplado com novos recursos se as cidades apresentem mais projetos regularizados na mesma situação.

Fonte: Agências Notícias PR