O Serviço de Urologia do Hospital Nossa Senhora das Graças realiza um novo método para tratamento de tumores renais malignos – a Crioterapia. A técnica, indicada para tumores de até quatro centímetros, caracteriza-se pela destruição do tumor, através do congelamento por agulhas. “O resultado é mesmo da cirurgia, porém com a vantagem de não haver a agressão e o desconforto da cirurgia”, explica o urologista e chefe do Servido de Urologia do HNSG, Luiz Edison Slongo.

Durante o procedimento os tumores recebem uma aplicação terapêutica provocando congelamento intracelular, restrito aos tecidos cancerígenos, com morte imediata das células tumorais. “O resfriamento é realizado pelo gás argônio seguido de aquecimento pelo gás hélio, em dois ciclos. A temperatura varia entre menos 20 a menos 140 graus Célcius”, ressalta o médico.

De acordo com o urologista o procedimento é realizado através de um aparelho, introduzido no rim, via punção. “Com a segurança da exata localização do tumor, oferecida pela tomografia, é possível realizar a técnica, que destrói por completo o tumor, sem comprometer locais sadios do rim”, garante o Dr. Slongo. O procedimento dura em média uma hora e não causa dor ao paciente. “O tratamento é rápido, com internamento de 24 horas e pronto restabelecimento para as atividades habituais”, destaca o médico.

A Crioterapia também pode ser recomendada para tratar tumores de fígado, pulmão e próstata. “Esta nova tecnologia, sem dúvida é um excelente avanço em benefício da sociedade e já está disponível no hospital demonstrando mais um procedimento pioneirismo do Hospital Nossa Senhora das Graças e do seu corpo clinico”, destaca o Diretor Médico do HNSG, Dr. Luiz Sallim Emed.

 

Fonte: Revista Hospitais Brasil