manual cajuruO Hospital Universitário Cajuru (HUC) lançou uma campanha para conscientizar a população sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).  Atuante exclusivamente pelo SUS desde 2013, o HUC identificou a necessidade de esclarecer a população quanto ao funcionamento da saúde pública na capital e, por isso, realizou, no primeiro trimestre de 2015, uma pesquisa com o objetivo de avaliar o conhecimento da população em relação ao atendimento na saúde. Em um estudo quantitativo, 385 pessoas foram questionadas sobre a utilização e percepção sobre o SUS, conhecimento sobre o funcionamento do sistema, unidades de saúde e serviços de remoção. O estudo foi realizado pela Diferencial Pesquisa.

Um dos dados apontados pelo estudo foi que 81% dos entrevistados não sabem diferenciar as funções que cada instituição de saúde exerce dentro do SUS. Há pacientes que, ao apresentarem dores crônicas, por exemplo, deveriam procurar inicialmente o atendimento em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), onde, após consulta com um clínico geral, seria encaminhado para atendimento com um especialista. Mas, por falta de conhecimento, os pacientes procuram por um atendimento imediato nos Prontos-Socorros dos hospitais. Este vem sendo um dos problemas que mais causam congestionamento no sistema.

É comum também, nos momentos em que o usuário necessita de atendimento médico, a procura por lugares não indicados para cada necessidade específica. A pesquisa apontou que 98% dos entrevistados optaram pela instituição de saúde mais próxima de casa, desconsiderando novamente a funcionalidade e atribuição de cada ponto de atendimento. De acordo com a coordenadora médica do Pronto-Socorro do Hospital Cajuru, Karina Grassi, o SUS apresenta uma integrada rede de serviços para que todos os pacientes sejam atendidos da melhor forma, de acordo com o caso clínico e gravidade. “A procura do usuário pelo serviço de saúde não indicado para cada caso, gera ineficiência ao processo de atendimento e risco para o próprio paciente”, explica.

Outro dado relevante levantado pela pesquisa foi que, em situações de urgência ou emergência, cerca de 75% dos entrevistados não sabem para quem pedir ajuda, desconhecendo os números de atendimento do SAMU e SIATE.

HUC 100% SUS

As informações levantadas pela pesquisa foram utilizadas para a produção de uma cartilha para a população onde são apontadas as definições e atribuições de cada unidade de saúde que oferece atendimento básico e gratuito à população paranaense.

Para divulgar a cartilha, o HUC realizará uma blitz na Boca Maldita, na Praça Rui Barbosa, na sexta-feira (7), das 14h às 17h, e no Pronto-Socorro do Hospital.  Juntamente com o material, será distribuído um ímã de geladeira com os números do SAMU e SIATE.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as cartilhas estarão disponíveis nas nove UPAs de Curitiba, além do Hospital Universitário Cajuru e seu ambulatório.

Segundo Karina, “ações como esta podem salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de otimizar os serviços de saúde, garantindo uma melhor assistência”. O conteúdo da cartilha estará disponível também no Pronto-Socorro e Ambulatório do hospital.

Ação
Data:
7/8 (sexta-feira)Entrega de cartilhas à população e ímã de geladeira
Local: Praça Rui Barbosa
Horário: das 14 às 17h

Cartilha online disponível no site www.hospitalcajuru.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Cajuru