O segundo dia do 30° Congresso da Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos iniciou com discussão a respeito de uma questão que tem preocupado demasiadamente o setor da saúde: a sanção da Lei que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, sem a indicação de fonte de recurso para o custeio. Advogados e representantes do setor de saúde explanaram sobre o cenário e, na ocasião, foi apresentada pesquisa inédita, realizada pelas cinco maiores entidades do setor hospitalar brasileiro, com a participação de 2.511 instituições de saúde de todas as regiões do Brasil. A pesquisa apontou que serão fechados cerca de 27 leitos por instituição, ou seja, mais de 20 mil leitos no total. Além disso, o resultado do levantamento mostra que mais de 83 mil postos de trabalho terão de ser fechados apenas nas instituições respondentes.

A pesquisa foi realizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

“As santas casas e hospitais filantrópicos, que já sofriam com o subfinanciamento, agora sofrem acréscimo de 60% na folha de pagamento, e a redução na assistência à população será certa, bem como redução dos postos de trabalho em todas as categorias, especialmente na enfermagem. Todos os investimentos e melhorias em infraestrutura serão cancelados, sem previsão de luz no fim do túnel”, falou o presidente da CMB, Mirocles Véras. “O Sistema Único de Saúde não vai suportar mais de 83 mil demissões e o fechamento de mais de 20 mil leitos. Será a pá de cal no setor filantrópico, que é vital para a saúde dos brasileiros”, concluiu.

Fonte: CMB