filantropicosOs hospitais filantrópicos que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e estão sob a gestão do Governo do Estado vão receber o reajuste de aproximadamente R$ 49 milhões referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Este é o terceiro reajuste do IAC em três anos. Ao todo, 39 hospitais serão beneficiados com o aumento e vão receber juntos R$ 74 milhões ao ano. Destes, 11 hospitais vão receber o incentivo pela primeira vez. 

A Secretaria Estadual da Saúde cumpriu todas as formalidades junto ao Ministério da Saúde para que estes hospitais possam receber este incentivo a partir da competência agosto de 2013. O IAC é um dos componentes dos recursos financeiros destinados à implantação do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos do SUS. O valor do incentivo que cada serviço recebe é definido conforme a produção hospitalar de média complexidade destes hospitais.

“Com o reajuste do IAC e os recursos do HOSPSUS os hospitais filantrópicos têm sua importância reconhecida e com certeza irão ampliar seus esforços para que os serviços prestados à população tenham boa qualidade e sejam cada vez mais resolutivos” afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Nos últimos dois anos os hospitais filantrópicos do Paraná tiveram um aumento significativo de aportes financeiros. Além do reajuste do IAC, os hospitais filantrópicos também recebem incentivos do Governo do Paraná através do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná (HOSPSUS).

“A finalidade é melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a oferta de leitos hospitalares à disposição do SUS, reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência e os índices de morbidade por causas externas, entre outros objetivos”, explica o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da Secretaria da Saúde, Paulo Almeida.

Fonte: Sesa