Os indicadores são essenciais para possibilitar aos gestores e empresas reconhecer aspectos no qual o desempenho está elevado e itens que podem ser melhorados, transformando-se em oportunidade para a inovação e a excelência. Dados dos indicadores dos hospitais do Paraná foram apresentados por Dórian Bachman, sócio e diretor técnico da Bachman & Consultores associados – empresa que realiza a pesquisa “Indicadores de RH” em parceria com a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – na sala temática Gestão de Pessoas durante o 12º Seminário Femipa.

A pesquisa analisa características importantes para a gestão das empresas como o absenteísmo e o índice de rotatividade, fatores que podem impactar em aspectos como o clima organizacional e a qualidade de atendimento ao cliente. Os hospitais podem responder à pesquisa gratuitamente e recebem, logo após o envio dos dados, um relatório personalizado que permite avaliar como está o seu indicador em relação à média das demais instituições. A pesquisa pode ser acessada por meio do endereço eletrônico indicadoresderh.com.br.

Dados

Durante a palestra, Bachman apresentou resultados dos hospitais paranaenses referentes a 2017. Chama a atenção o percentual de rotatividade voluntária, que chega a 14,2% enquanto a média geral é de 7,3%. Já a rotatividade geral dos hospitais é de 27,2%, enquanto a média geral das empresas é de 26,6. O absenteísmo também é superior nos hospitais. Chega a 2,4% enquanto na média das empresas é de 2,0%.

Outro dado que destoa quando se trata dos hospitais paranaenses é a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento. Os hospitais têm 17,07 acidentados para cada milhão de horas trabalhadas. A média geral é de 6,88 e a média entre os prestadores de serviços de 7,18.

Experiências de sucesso
O consultor dividiu o espaço de fala com representantes de três hospitais que apresentaram práticas inovadoras e criativas para melhorar os índices e hoje figuram entre os melhores indicadores em cada área.

O diretor administrativo-financeiro do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, contou como a empresa reduziu a rotatividade. Entre as medidas adotadas estão as políticas salariais competitivas e um completo
programa de benefícios, o recrutamento interno, a gestão por competências, o treinamento e desenvolvimento dos funcionários e o reconhecimento do desempenho individual e das equipes.

Já o engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho do Hospital Pequeno Príncipe, Eduardo Mota e Silva, apresentou as medidas que ajudaram o hospital a baixar seus índices de acidentes de trabalho. Entre elas: reduzir pela metade
as estações de trabalho dos técnicos em segurança do trabalho, colocando os profissionais para atuar diretamente nos setores. O hospital inseriu também metas de inspeção e passou a realizar Diálogos de Segurança. Outra iniciativa foi tornar 100% do treinamento realizado pela equipe interna.

A gerente de Gestão de Pessoas do Hospital Erasto Gaertner, Evelin Denise Santos apresentou as iniciativas que ajudaram a empresa a reduzir o absenteísmo. O hospital implantou prêmios por assiduidade e passou a realizar
um controle dos atestados médicos, com foco no colaborador e no contexto pelo qual as faltas estavam ocorrendo. A instituição realiza visitas domiciliares – consentidas – para os profissionais afastados e também uma gestão da
utilização do Plano de Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Interact Comunicação - Karla Losse Mendes