O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, participaram nesta quarta-feira (27) da entrega de 12 leitos de UTI neonatal / pediátrica para a Santa Casa de Misericórdia de Paranavaí. Destes, 10 leitos serão habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os outros dois servirão de retaguarda para o sistema.
Para viabilizar a nova unidade, o Governo do Estado investiu R$ 736 mil em equipamentos. Em contrapartida, a Santa Casa fez adequações no prédio e instalou itens de conforto no valor de R$ 280 mil.

Caputo Neto também anunciou o repasse de recursos à Santa Casa, através do programa HOSPSUS, para equipar o pronto socorro do hospital que será referência para a rede de Urgência e Emergência na região.

O secretário anunciou que o SUS ampliará a oferta de leitos na região com o repasse de recursos ao Hospital do Noroeste, caso ele seja assumido pela Santa Casa. Através do programa HOSPSUS poderão ser repassados recursos para a conclusão das obras e aquisição de equipamentos.

Na região, o governo do Estado ainda investe nos hospitais de Colorado, Loanda e Terra Rica para que sejam referências para as Redes de Urgência e Emergência e Mãe Paranaense.

“A região não tem déficit de leitos, o que falta é a qualificação e estruturação desses hospitais para que possam atender adequadamente a demanda da população”, explicou Caputo Neto.

Outro anúncio foi a habilitação do serviço de ressonância magnética no município de Paranavaí. O serviço passará a realizar diagnósticos pelo SUS, evitando que os pacientes da região precisem ser transferidos para outros centros.

Fonte: Sesa