Cirurgiões pediátricos do Hospital Pequeno Príncipe realizaram, em conjunto com integrantes do Grupo Cooperativo Multi-institucional Brasileiro, uma cirurgia de correção de extrofia de cloaca pela técnica de Kelley. A doença é uma malformação rara e grave em que os órgãos dos tratos genital, urinário e intestinal estão abertos em uma placa na parede abdominal.

A técnica de Kelley é considera inovadora por reparar o defeito sem modificar a estrutura da pelve, preservando outros órgãos do corpo humano. “Um dos diferenciais desse procedimento é fazer a mobilização dos tecidos moles da região perineal, permitindo que melhore a visualização dos órgãos e, consequentemente, as condições de incontinência urinária dos pacientes”, explica o chefe do Serviço de Urologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Antonio Carlos Moreira Amarante.

O procedimento foi realizado em um menino de um ano e sete meses por sete cirurgiões pediátricos especializados em urologia – um deles da Colômbia – e nove residentes. Outros profissionais do país também puderam acompanhar a operação por meio de uma transmissão on-line. Além disso, simultaneamente, outra cirurgia de correção de epispadia era realizada pelo grupo em Fortaleza.

A cirurgia de alta complexidade foi realizada no dia 30 de julho e teve duração de nove horas. Desde 2019, o Hospital Pequeno Príncipe realiza essa técnica, que já beneficiou outras seis crianças. No Brasil, 40 meninas e meninos passaram pelo procedimento. “A técnica de Kelly tem como benefícios, em relação às técnicas antigamente usadas, uma exposição melhor das estruturas com visualização da interação, o que beneficia o paciente em relação à continência e funcionamento local. Outro benefício é o alongamento peniano e resultados estéticos mais satisfatórios”, finaliza a cirurgiã pediátrica Karin Schultz, do Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Grupo Cooperativo Multi-institucional Brasileiro

O grupo foi criado em 2019 e reúne cirurgiões pediátricos brasileiros que operam voluntariamente meninos e meninas de todo país, sem receber honorários e arcando com os custos da viagem. A comitiva foi criada com objetivo de compartilhar conhecimento e operar os casos existentes no país.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe