A certificação dos hospitais filantrópicos que atendem SUS é uma ferramenta que contribui para o fortalecimento da gestão do SUS e potencialização das ações das entidades que fazem parte da rede de atenção à saúde. Para que essa importante missão seja cumprida de forma a melhorar a qualidade do acesso aos serviços de saúde, é fundamental que os hospitais cumpram adequadamente todas as etapas e exigências do CEBAS, Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde.

“Em alguns momentos pode parecer para os gestores que tantas demandas sejam apenas burocracia, porém todas as informações são necessárias e serão confrontadas e auditadas pela Receita Federal”, alerta Bruno Ferreira Carrijo, em sua palestra sobre as dificuldades para obter a certificação. Entre os problemas mais recorrentes na atualização de documentações está a contabilização de quantos pacientes por dia ocupam os leitos. Para ajudar na solução dessa e de outras dúvidas o departamento do CEBAS desenvolveu, entre outras ferramentas, uma cartilha com informações didáticas e facilitadas sobre o processo de certificação.

O Ministério da Saúde tem várias medidas para garantir que os hospitais cumpram os prazos e atendam as demandas e evitem o indeferimento das requisições. “As dificuldades na inscrição do processo são gritantes. Para combater esse problema recomendamos que os gestores acompanhem todo o processo de perto”, diz o coordenador geral de certificação do CEBAS, Adelson Jacinto dos Santos. O coordenador ressalta que o departamento do CEBAS está à disposição dos administradores para que tirem suas dúvidas e que dessa forma garantam a manutenção da certificação. O contato para dúvidas sobre diligência é cgcer@saude.gov.br e para dúvidas gerais cebas.saude@saude.gov.br.