Nesta quarta-feira (15), o candidato à presidência da república, Henrique Meirelles, participou do 28º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, e afirmou que, se eleito passará a participar do evento todos os próximos anos para avaliar o que foi feito em benefício das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e o que ainda precisa ser feito.

Além da promessa, Meirelles respondeu também a diversas perguntas feitas pela CMB e deixou claro que fará escolhas técnicas e duradouras para cargos do ministério da Saúde. “Vou adotar a escolha técnica de pessoas que tenham como desempenhar a função e ficar por todo o governo”, ressaltou.

O candidato à presidência prometeu ainda regulamentar a Lei Pró-Santas Casas (13.479/2017), que viabiliza um Programa de Financiamento Específico de Santas Casas e hospitais filantrópicos que atuam no SUS. Segundo Meirelles, a Lei é fundamental e já existem recursos aprovados no orçamento de 2019 para isso.

Entre as respostas Henrique Meirelles ressaltou ainda que o Sistema Único de Saúde, (SUS), precisa melhorar a gestão “aprendendo com quem sabe fazer melhor”, citando as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos.

O Ex-ministro da Fazenda, compareceu ao debate acompanhado do candidato a vice, o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto. Foi a primeira vez que os dois apareceram juntos em um evento público, e o candidato à vice agradeceu, por se tratar de um congresso que trata de um tema tão importante para o país.

Ao final do evento representantes da CMB entregaram aos candidatos a presidente e vice, uma carta aberta, elaborada pela Confederação.

É possível ver trechos do debate na transmissão ao vivo que foi feita no facebook da CMB na página: www.facebook.com/cmbsantascasas

Fonte: CMB