A experiência de mercado das cooperativas médicas vai somar-se aos demais segmentos de planos de saúde, durante a Mesa Redonda que será realizada, pela primeira vez, no IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas. De acordo com o presidente da Unimed do Brasil, Dr. Eudes de Freitas Aquino, o segmento cooperativo já conviveu, em seus 45 anos de existência, com vários modelos oficiais de gestão da Saúde.

“A criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2000, renovou o ânimo do segmento na medida em que as normas e exigências fizeram com que muitas operadoras de baixa qualidade saíssem do mercado. Aos poucos, essa situação se normaliza. Atualmente, são pouco mais de mil operadoras, com obrigações claras e duras – algumas exageradas. De qualquer maneira, entendo que seja um processo em andamento”, diz Dr. Eudes Aquino.

Ele combate, no entanto, o termo “Suplementar”. “Não há nada de saúde complementar na operação de planos de saúde, que hoje atendem cerca de 48 milhões de brasileiros. Nesse sentido, a ANS precisa ouvir o setor e não manter o atual formato de decisão unilateral”.

O crescimento desse Setor nos últimos anos pode ser mantido, segundo o presidente da Unimed do Brasil. Para ele, a expansão das classes menos favorecidas – especialmente C e D – atraem para os planos de saúde quem antes dependia da saúde pública. “Sim, é possível manter esse cenário. Para tanto, é preciso continuar em constante mudança, ajustando o modelo cooperativista, com foco na gestão profissional e na governança cooperativista, sem se distanciar das necessidades dos clientes por saúde de qualidade”. Entre 2010 e 2011, a Unimed conquistou mais de 700 mil clientes, tendo, hoje, uma carteira total em torno de 18,5 milhões de usuários.

O peso e a forma da regulação serão assuntos abordados durante a Mesa Redonda, que acontece a partir das 14h, no segundo dia do IX Congresso de Operadoras Filantrópicas.

O objetivo do painel é permitir a interatividade entre os debatedores e os congressistas. Além do presidente da Unimed do Brasil, também estão confirmados os presidentes:

– José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, da CMB;

– Arlindo de Almeida, da Abramge;

– Marcio Coriolano, da FenaSaúde;

– Denise Elói, da UNIDAS;

– Leandro Reis Tavares, da ANS; e

– Andreia da Silva Souza Sanchez, da Fundação Procon/SP.

O IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde começa no dia 04 e vai até o dia 06 de julho na cidade de Santos (SP). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Mais informações: www.redesaudefilantropica.org.br

SERVIÇO:

O que: IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde

Quando: 04 a 06 de julho

Onde: Hotel Mendes Plaza (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 42 – Gonzaga – Santos/SP – Telefone: (13) 3208-6400; www.mendeshoteis.com.br), Santos (SP).

Mais informações: www.redesaudefilantropica.cmb.org.br.

Fonte: CMB