Conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional. Este é o principal objetivo do Cadastro Nacional de Especialistas, preparado em conjunto pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com apoio do Observatório de Relações Humanas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do ministério, Mozart Sales, essa iniciativa é importante para elaborar uma política de formação de especialistas no país nos próximos dez a 15 anos.

O banco de dados será alimentado com informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da Comissão Nacional de Residência Médica, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira.

Sales disse que o cadastro vai ajudar a compreender como é desenvolvido o trabalho das especialidades que atuam na área de saúde suplementar. Por isso, é importante utilizar também informações das operadoras de planos de saúde.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, André Longo, a integração entre as instituições vai permitir que o cadastro mantenha-se atualizado, o que beneficiará não apenas os profissionais de saúde, mas também as instituições do setor e a população.