De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência antimicrobiana é uma das principais ameaças à saúde pública global. Números divulgados em 2021, demonstram que a pneumonia bacteriana e a infecções da corrente sanguínea estão entre as principais causas de mortalidade em crianças abaixo de 5 anos. Os dados também apontam que cerca de 30% dos recém-nascidos com infecção no sangue morrem devido à resistência a vários antibióticos de primeira linha.

Diante desse cenário, o Multiplica PP – o programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país – oferece o curso de atualização em Antibioticoterapia na Pediatria. A formação surge como resposta essencial às crescentes demandas para o uso adequado de antibióticos na pediatria.

“Com o aumento das infecções pediátricas e da complexidade dos casos de público, torna-se essencial oferecer uma formação especializada que aborde não apenas a prescrição de antibióticos, mas também de uma abordagem mais estratégicas diante dos quadros infecciosos”, considera o vice-diretor de Assistência e Ensino, do Hospital Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico, Victor Horário, que junto com a coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Pequeno Príncipe, Heloísa Giamberardino, coordena o curso.

O conteúdo trará abordagens mais personalizadas, com apresentação de ferramentas práticas e atualizadas. O objetivo é fornecer conhecimentos sobre as mais recentes tendências em antibioticoterapia pediátrica, para capacitar os profissionais na tomada de decisões de uma abordagem mais eficaz e segura para o tratamento de infecções em crianças.

Há 15 anos, o Pequeno Príncipe implantou o Programa de Stewardship de Antimicrobianos, tornando-se referência no gerenciamento desses medicamentos. O Hospital reduziu os dias de uso de antimicrobianos, diminuiu os custos e contribuiu para o controle no avanço da resistência a esses fármacos. O resultado positivo fez com que a instituição realizasse, nos últimos quatro anos, a capacitação de equipes de quase 20 hospitais de 10 estados brasileiros para o uso de sua metodologia.

O curso começa nesta segunda-feira (15/4), mas, por ser 100% on-line, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Valores, carga-horária e outros detalhes sobre a atualização podem ser conferidos no site: https://multiplicapp.org.br/

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil. É referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Com 369 leitos, incluídas as 76 UTIs, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. E, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição figura como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, de acordo com um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe