Novidade no circuito cultural da cidade, o recém-inaugurado Museu da História da Medicina do Paraná já está aberto para visitações. O projeto é uma parceria entre a Santa Casa de Curitiba e a Associação Médica do Paraná (AMP), que apresentam um acervo de equipamentos, instrumentos, fotos e documentos antigos, com alguns itens do século XIX.

A visita ao Museu é realizada de forma guiada para que os visitantes tenham uma melhor experiência nos diferentes espaços, entre eles o sótão do hospital e a antiga farmácia de manipulação, com móveis da época e frascos de medicação ainda lacrados. Entre as peças em exposição, estão mesas cirúrgicas, incubadora, negatoscópio e até um pulmão de aço, equipamento, de quase meia tonelada, utilizado em pacientes com insuficiência respiratória causada pela poliomielite.

Para o presidente da AMP, Dr. Nerlan de Carvalho, a inauguração do Museu é um sonho antigo sendo realizado. “Sob a coordenação do Dr. Ehrenfried Othmar Wittig, nosso diretor de Museu, estamos juntando as peças há quase cinco décadas, catalogando, higienizando e armazenando de forma adequada. Agora, com esta parceria, será exposta a história da medicina do Paraná em um local histórico por natureza”. Ele ainda destacou a importância do Museu para, não somente difundir informações úteis sobre saúde para a população, mas também para a pesquisa.

Para Dom João Bosco Óliver de Faria, Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Arcebispo Emérito de Diamantina (MG), é importante a inauguração do Museu para resgatar a memória médica, que ficou arquivada no curso da história. Pois, segundo ele, as novas gerações são voltadas para o futuro, o que pode provocar o risco de perder a referência com aqueles que construíram o passado e projetaram o presente. “E neste museu estará todo esse caminhar de pioneiros, que trouxeram o que havia de melhor para a saúde e o bem-estar do povo de Curitiba e do Paraná”, enfatizou.

Dr. Wittig, diretor de Museu da AMP, e um dos maiores colaboradores do acervo, ainda frisou que é uma antiga pretensão da associação tornar acessível à sociedade seu valioso acervo. Ele entende que é importante as pessoas conhecerem um pouco sobre a medicina de tempos passados, observando o avanço com o passar dos anos.

Visitações

A nutricionista Carolina Sette Barbosa Damasceno foi uma das visitantes do Museu desta semana. Para ela, a experiência foi maravilhosa, visto que isso mostra um resgate da medicina de anos passados. “É importante mostrar essa evolução, pois isso valoriza o que temos hoje e faz a gente reconhecer o sofrimento de quem viveu naquela época. É uma iniciativa louvável”, enfatiza.

A parte que ela mais admirou durante o passeio foi a sala da farmácia, onde existem vários medicamentos da época. Mas, conforme ela conta, todo o passeio valeu a pena. “Não somente essa parte, mas toda a arquitetura. A gente vê lá de fora e não tem ideia de como é aqui dentro”, conclui.

O funcionamento do Museu é de terça a sábado, com visitas guiadas com início às 09h, 11h, 13h30, 14h, 16h e 18h30, cada uma com duração aproximada de uma hora e meia. Os grupos são limitados a 20 pessoas, por isso, é necessário agendamento prévio para visitas em grupos. Visitante individuais não precisam agendar horário, mas ficarão sujeitos à disponibilidade de vagas no horário da procura. Para agendar um horário de visita, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3320-3502 ou por e-mail: museu@santacasacuritiba.com.br. A entrada é gratuita.

Serviço:

Museu da Medicina do Paraná

Local: Hospital Santa Casa de Curitiba

Endereço: Praça Rui Barbosa, 694. Centro. Curitiba – PR.

Site: www.santacasacuritiba.com.br/museu

Fonte: Santa Casa de Curitiba