aniversário 5O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta quinta-feira (13), em Curitiba, da solenidade que marcou o aniversário de 28 anos da Femipa – Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná. Caputo Neto destacou o importante papel que a entidade exerce na articulação dos serviços de saúde vinculados à filantropia e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar esse tipo de instituição.

Segundo ele, a parceria entre a Secretaria da Saúde e a Femipa já reflete na melhoria da qualidade do atendimento à população paranaense. Com o programa HospSUS, por exemplo, o Estado repassa recursos para melhorar a estrutura de hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. Além disso, o programa também garante recursos mensais para o custeio dessas unidades e a capacitação dos gestores hospitalares.

“Grande parte dos hospitais que integram as Redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência são instituições filiadas à Femipa. Por isso, temos diálogo aberto com a direção da entidade e desenvolvemos uma série de projetos em parceria”, explicou o secretário.

A inclusão dos hospitais filantrópicos nestas duas redes de atenção permitiu que o Estado alcançasse indicadores importantes, como a redução da mortalidade materno-infantil e da mortalidade prematura em decorrência de casos de urgência e emergência.

O presidente da Femipa, Luiz Soares Koury, afirmou que nos últimos anos o setor filantrópico da Saúde tem avançado bastante e isso tende a ser ampliado com a fase 3 do HospSUS, que apoiará os hospitais de pequeno porte. “A presença da Femipa nessas discussões com o Governo do Estado é de extrema importância para nossos hospitais, pois temos a oportunidade de apresentar nossas principais necessidades”, disse.

saúdeKoury ressaltou ainda a recente escolha de um representante da Femipa para a presidência do Conselho Estadual de Saúde, hoje ocupada por Antônio Garcez Neto, da Santa Casa de Arapongas. “Esta é a segunda vez que a Femipa tem uma representação no Conselho. Isso muda a forma como os prestadores são vistos no setor”, avaliou.

Também participaram da solenidade o diretor-geral da Sesa, René José Moreira dos Santos e o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida.

Fonte: Sesa