O Hospital Metropolitano de Sarandi é o pioneiro em todo o norte do Paraná na oferta de uma especialidade muito importante: a do médico hospitalista. Relativamente nova na Medicina, a figura do médico hospitalista ainda é desconhecida de muitas pessoas. Mas a atuação deste profissional tem um impacto direto na redução do tempo de internamento dos pacientes, além de aumentar o bem-estar da pessoa internada e humanizar o atendimento.

No Hospital Metropolitano, a equipe de médicos hospitalistas é composta por 5 profissionais, todos com formação em clínica médica e 2 deles ainda com subespecialidade em Cardiologia e Infectologia. Ao longo das 24 horas do dia, ao menos um destes médicos fica dentro do hospital, visitando cada um dos pacientes internados.

“A função do médico hospitalista é de realmente acompanhar o paciente durante toda a estadia aqui no hospital. É o médico que conhece a família, que escuta o paciente, que tem tempo e calma para tirar dúvidas e que resolve qualquer situação médica, seja ela referente à doença que causou a internação ou não”, explica Ana Clara Cavalheiro, médica responsável pelo setor de hospitalistas.

“Com a atuação dos médicos hospitalistas, os pacientes ficam por um período menor internados e as taxas de reinternação, ou seja, de pacientes que receberam alta e que precisaram retornar para o internamento por conta de uma complicação no quadro, reduziram bastante também. Sem contar que os problemas durante a internação também diminuíram, pois os pacientes recebem um tratamento mais integral e isso evita uma piora no quadro clínico”, afirma ela.

Como atua um hospitalista

Assim que um paciente dá entrada no hospital, ele é recepcionado e acolhido por um médico hospitalista. Com a ficha do paciente em mãos, o hospitalista já inicia a atuação junto ao paciente. “Conseguimos compensar doenças clínicas antes dos procedimentos ou até mesmo fazer ações que amenizam chances de complicações no pós-operatório, como ajustar a glicemia de um paciente diabético, por exemplo”, explica a médica.

Depois que o paciente realiza o procedimento para o qual foi internado, ele retorna para os cuidados do médico hospitalista. “O hospitalista cuida desse paciente integralmente, do cuidado clínico até o social. Ele tira dúvidas, verifica as necessidades do paciente e cuida do bem-estar dele”, diz Ana.

A médica responsável pelo setor dá um exemplo: “Se um paciente deu entrada para realizar uma cirurgia no pé e, posteriormente, apresentar dor de cabeça, é o médico hospitalista que irá investigar a causa e, se necessário, realizar algum procedimento. O cirurgião ortopedista que fez a cirurgia continua realizando normalmente as visitas a este paciente. Mas ele também terá o médico hospitalista para garantir uma internação tranquila”.

Fonte: Hospital Metropolitano de Sarandi