ouvidoria_hosp__1A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná está expandindo sua atuação para os hospitais da rede estadual. A medida foi definida em uma reunião com as 17 unidades próprias do Estado e a Ouvidoria Geral, realizada nesta terça-feira (30), em Curitiba. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, deve assinar a resolução que institui as ouvidorias ainda este mês.

Segundo a ouvidora estadual do Sus, Oliva Vasconcellos, o objetivo da resolução é assegurar a participação da população na gestão pública em saúde. “Queremos mostrar que o Sus é universal e o atendimento em saúde é um direito de todos. Já temos Ouvidorias em todas as regiões do Estado para garantir que o cidadão tenha voz e dialogue com os gestores” explica.

No encontro foram determinadas as atribuições básicas de cada hospital, como a indicação de um ouvidor, sala e telefone exclusivos e o uso correto do Sistema Integrado de Gestão da Ouvidoria, que faz a triagem e a tramitação das manifestações recebidas.

O ouvidor do Hospital Colônia Adauto Botelho, Eliton Ricardo da Silva, ressalta a importância de atender às demandas da população nos hospitais. “Nós saberemos das reais reclamações da comunidade com relação aos hospitais, e assim proporcionar um serviço público de melhor qualidade”.

As ouvidorias hospitalares receberão todas as reclamações, sugestões, críticas e denúncias enviadas, encaminhando-as aos setores responsáveis, e assim tramitando e dando o retorno ao cidadão. As manifestações recebidas tem um prazo de 5 até 60 dias para serem respondidas, de acordo com a sua urgência.

A próxima etapa de implantação de ouvidorias será feita com os consórcios intermunicipais de saúde, estimulando também a criação de ouvidorias nos estabelecimentos contratualizados ao SUS.

Fonte: Sesa