A primeira reunião do Comitê estadual de Segurança do Paciente do Paraná aconteceu nesta terça-feira (21). Instituído pela Resolução nº 476/2016, o objetivo principal do grupo é organizar ações que promovam a segurança dos pacientes e que garantam a qualidade dos serviços de saúde do Estado. O Comitê também ficará responsável por construir um Plano Estadual sobre o tema. A Femipa terá assento neste comitê e será representada pela diretora executiva do Hospital Municipal de Araucária, Lilian Kaiber Buse.

De acordo com Lilian, tudo começou depois de uma análise da situação do Estado do Paraná e dos dados disponibilizados no NOTIVISA, das notificações dos eventos adversos. Com base nisso, decidiu-se elaborar um Plano Estadual de Segurança do Paciente, com discussões de ações que promovam a segurança dos pacientes e que garantam a qualidade dos serviços de Saúde do Estado.

“Em conjunto, vamos apresentar e discutir problemas; propor diretrizes, capacitações, notas técnicas, orientações específicas e dar apoio aos núcleos dos hospitais, sempre em busca de uma assistência à saúde cada vez melhor e mais segura para o paciente. Queremos evitar qualquer tipo de erro ou eventos adversos”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Santana.

Programas voltados ao assunto já são desenvolvidos no Paraná desde o início da atual gestão. “As unidades hospitalares do Estado contam com um núcleo de segurança do paciente dentro do próprio estabelecimento para tratar dessas questões. A diferença agora é que o Comitê convida outras instituições para trabalhar em parceria com a Secretaria da Saúde em uma proposta que também envolva a assistência privada”, complementa Santana.

O grupo é composto por representantes da Secretaria estadual da Saúde; Conselho estadual de Saúde; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Universidade Federal do Paraná; Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná; Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná; Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar e Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.

As reuniões estão programadas para acontecer trimestralmente. No próximo encontro, que será realizado no dia 07 de abril, será feita a assinatura de Termo de Confidencialidade das informações que serão apresentadas nas reuniões do comitê e definido o Regimento Interno. Além disso, o grupo terá uma apresentação mais detalhada dos dados dos Núcleos de Segurança do Paciente dos Hospitais do Estado do Paraná. Bem como.

NACIONAL – O primeiro encontro contou com a participação da especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Ana Clara Ribeiro dos Santos. “A Anvisa vê essa proposta do Paraná como uma importante iniciativa. Trabalhar de maneira integrada e com um plano estadual estabelecido é um grande passo para evoluir no que diz respeito à segurança do paciente no ambiente hospitalar”, comenta.

De acordo com Ana, a principal orientação da Anvisa é se basear no diagnóstico dos eventos adversos notificados nos hospitais no Estado e, a partir disso, traçar um plano de ação com metas e indicadores definidos. Ela exemplifica como principais problemas da área as infecções hospitalares, quedas, identificação do paciente, que podem culminar em outras falhas, como aplicação de medicação errada ou erros em cirurgias.

Fonte: Sesa