O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com diversas instituições, deu início às atividades relacionadas à sensibilização sobre a resistência antimicrobiana, uma das maiores preocupações em saúde pública na atualidade. O tema foi discutido no ‘I Simpósio Estadual de Resistência Antimicrobiana: desafios e perspectivas’ nesta segunda-feira (13), em Curitiba. O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, esteve presente no evento e participou da mesa de aberetura.

“Queremos chamar atenção de quem ainda não entendeu a relevância do tema. Esta é uma grande estratégia articulada com diversas áreas para que possamos entender o perfil de resistência que estamos enfrentando e iniciar uma mudança nesse cenário no Paraná”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

O objetivo principal é orientar profissionais de saúde e população em geral sobre o uso de antibióticos. Para isso, no evento, também foi lançado o material da campanha ‘Antibióticos: saiba como utilizá-los de maneira segura’. Com uma linguagem simples, a campanha orienta sobre o uso correto desses medicamentos abordando a prescrição, o tempo do tratamento, a dosagem, o compartilhamento, entre outros.

Os informativos serão distribuídos em locais estratégicos. Quem tiver interesse em divulgar a campanha pode solicitar o material à Vigilância Sanitária estadual por meio do telefone (41) 3330 4539 ou 4544. Os fôlderes deverão ser retirados no prédio central da Secretaria da Saúde (Rua Piquiri, 170 – Rebouças. Curitiba/PR) ou nas Regionais de Saúde do Estado a partir da próxima semana.

PLANO – O Simpósio faz parte do Plano Estadual de Controle de Infecção e da Resistência Antimicrobiana, publicado pela Secretaria da Saúde em maio de 2017. Outra ação do Plano é a obtenção de dados das infecções relacionadas à assistência à saúde em tempo real por meio do Sistema Online de Notificação de Infecções Hospitalares, o SONIH.

Paraná reforça ações de controle de infecção e resistência antimicrobiana“Temos a perspectiva de conhecer o perfil de resistência microbiana no Estado e o consumo de antibióticos que temos atualmente. Assim vamos ter um diagnóstico bem próximo da realidade para poder estabelecer ações e atuar pontualmente, levando o conhecimento e a prática por todo o Paraná”, explica a infectologista e presidente da Associação Paranaense de Controle da Infecção Hospitalar, Viviane Dias.

O Governo também realiza o monitoramento de surtos com micro-organismos multirresistentes e adotou a estratégia de higiene das mãos. “Foram capacitados profissionais de mais de 100 hospitais sobre a importância da higienização das mãos com foco na segurança dos pacientes para evitar as infecções hospitalares”, fala a chefe da divisão de Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde, Ana Manzochi.

AMBIENTE – As ações de logística reversa são trabalhadas para que o descarte inadequado de resíduos de antibióticos não contaminem o meio ambiente. “A resistência antimicrobiana não está só dentro dos hospitais. Também precisamos fazer o monitoramento do que está no meio ambiente e evitar a contaminação de solo e água, por exemplo”, reforça a superintendente.

Na mesma linha está o Programa Estadual de Drogas Veterinárias em Alimentos, onde são coletadas carcaças de frango para pesquisa de genes de resistência. “Entra aí o conceito mundial de Saúde Única que promove a cooperação multissetorial entre instituições relacionadas tanto à saúde humana, saúde animal e meio ambiente”, finaliza Júlia.

Fonte: Sesa