Começou nesta quarta-feira (15), com um café da manhã com parlamentares, o 28 Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Além dos presidentes de diversas Federações, estiveram presentes o presidente da CMB, Edson Rogatti, o presidente interino da Câmara Federal, Fábio Ramalho, a senadora Ana Amélia Lemos, o deputado federal Darcísio Perondi, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Para o presidente da CMB, o Congresso é uma estratégia importante para aproximar as bancadas para falar sobre as dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas. “É importante que os deputados e senadores conheçam nosso serviço e saibam a importância que o hospital filantrópico tem em sua cidade e no seu estado”, enfatizou.

A Senadora Ana Amélia coloca que o sistema das Santas Casas tem uma relevância para a saúde pública brasileira enorme, comprovada pelos números: 51% do atendimento SUS é feito pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, e no caso da alta complexidade o índice sobe para 67%. Segundo a senadora, o sistema sofre de uma carência de recursos enorme, por conta da defasagem na tabela SUS. Por isso é tão importante investir em novos recursos para a área.

Neste sentido, o deputado Darcísio Perondi anunciou que amanhã (16), durante o congresso, deverá ser assinada pelo presidente da república, uma Medida Provisória, que vai ajudar no problema de endividamento das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Fonte: CMB