Flaviano Feu Ventorim, diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças

Flaviano Feu Ventorim, diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças

Em nenhuma outra área talvez o comprometimento da equipe seja tão decisivo como na gestão e consolidação de informações. A conclusão foi dos dois palestrantes durante o painel “A importância do cuidado no gerenciamento da consolidação de informações”, apresentado durante o 1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde, que ocorreu no dia 23 de outubro em Curitiba. O evento foi realizado paralelamente ao 8º Seminário Femipa, promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

Fernando Esposito, gerente do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Hospital São Vicente de Curitiba comentou os desafios da perspectiva dos profissionais do setor. Já Flaviano Feu Ventorim, diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças, também de Curitiba, apresentou o tema sob a ótica dos gestores. O encontro possibilitou aos participantes uma visão completa do complexo processo de gestão da informação.

Esposito contou que o setor de TI do Hospital São Vicente passou por uma ampla reformulação para ser capaz de fornecer dados que possam auxiliar a decisão. Ele falou que o primeiro passo realizado neste processo foi a reformulação da equipe, que passou a ter foco e conhecimento avançado tanto dos processos que ocorrem no hospital, quando de sistemas e banco de dados. “Antes, o foco era em hardware, em redes. E nós buscamos realmente tornar a equipe focada em inteligência da informação”, explicou.

A segunda etapa realizada pela equipe foi um diagnóstico de como se comportavam os setores e quais eram as necessidades de cada um, eliminando, por exemplo, a multiplicidade de pedidos para uma mesma informação. A próxima fase foi a implantação do sistema e o treinamento de pessoal. “Buscamos o engajamento da equipe operacional, porque uma informação digitada errada, por exemplo, pela equipe de recepção não é recuperada facilmente”, afirmou.

Para concretizar essa ferramenta, o hospital São Vicente apostou também na criação de um Grupo de Apoio a Processos Intersetoriais (GAPI), com o objetivo de mapear e idealizar processos, aumentar a interação entre os setores, ajudar na eliminação de processos desnecessários e validação das informações. Outra ação para tornar mais eficiente o setor de Tecnologia da Informação defendida por Esposito é a participação dos profissionais nas reuniões estratégicas. “Desta forma, o profissional sai da reunião já com a ideia correta de quais relatórios são necessários para providenciar as informações, evitando erros”, completou.

Nossa Senhora das Graças

Flaviano Ventorim apresentou à plateia a visão do administrador. Ele defendeu a importância do setor de Tecnologia da Informação como estratégico para o gestor e falou sobre os desafios.

O primeiro citado pelo diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças foi a dificuldade de encontrar um sistema que alcance toda a complexidade de processos de um hospital. “A cada dia você recebe novas demandas e precisa tomar decisões com base em informações e números. A expectativa é de que o sistema ERP [plataforma que integra diferentes setores] ofereça todas essas informações, mas a verdade é que, na maioria das vezes, ele não oferece.”

Ele destacou então os desafios para que seja possível gerar e transformar dados em informações úteis, que possam gerar decisões acertivas. Entre essas dificuldades estão o engajamento de toda a equipe do hospital, o alto custo da tecnologia, a necessidade de escolha de um fornecedor de software e a dificuldade para qualquer troca de sistema, ou seja, um “casamento com o fornecedor.” Ele citou também a dependência de processos amarrados, que dificultam a gestão e o excesso de controle por medo do erro, que atrasa processos.

Para tornar as informações úteis, o executivo defende que é necessário constituir indicadores. “Precisamos definir quais são os indicadores e as metas e essas informações essenciais precisam estar disponíveis no sistema para que seja possível acompanhar o status atualizado diariamente”, explicou. Para Ventorim, esses indicadores estratégicos precisam resumir o desempenho, o resultado e as tendências do negócio.

“Toda informação é importante, mas ela precisa ser qualificada e estar disponível, uma vez que a necessidade para a tomada de decisão é, na maioria das vezes, urgente”, defendeu. Para isso, o Nossa Senhora das Graças aposta também na qualificação dos profissionais e envolvimento de toda a equipe, como forma de superar os desafios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa