Com o esforço voltado à melhor técnica para o cuidado centrado no paciente, o Hospital Pequeno Príncipe passou por uma última avaliação antes de recertificação do Nível 3 da Acreditação ONA –  o terceiro e mais alto nível de qualidade. Durante dois dias, 15 e 16 de abril, a instituição foi avaliada de forma remota em relação aos indicadores, metas de segurança do paciente, protocolos e ações direcionadas para o enfrentamento da COVID-19.

A pandemia do coronavírus fez com que todos se reinventassem e com o maior hospital pediátrico do Brasil não foi diferente. Em tempos desafiadores, as equipes do Pequeno Príncipe permaneceram unidas e prezando pela excelência técnico-científica e cuidado humanizado. Por meio de plataforma on-line e robô de telepresença, os profissionais apresentaram resultados, melhorias e evoluções nos processos de trabalho.

“Após realizarmos a avaliação remotamente de forma pioneira no último ano, vimos que essa metodologia deu certo novamente e com o diferencial das próprias equipes manuseando o robô de telepresença, o que mostra o aperfeiçoamento com essa inovação. A cada ano, vocês permanecem com o foco na segurança do paciente extremamente elevado, aliada à sustentabilidade organizacional”, destacou a avaliadora líder Josiane de Oliveira Vivan.

“Nossos profissionais sabem o quanto nos empenhamos e buscamos sempre fazer mais e melhor pelas nossas crianças e suas famílias, e perceber que esse esforço é reconhecido é muito gratificante. Assim como a pandemia, uma avaliação como essa nos faz revisitar a nossa forma de ser, fazer e nos relacionar. E, para nós, é muito importante esse olhar para evoluirmos sempre mais em cada atendimento prestado”, salientou a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Pioneirismo

Há 20 anos, o Pequeno Príncipe se destacou como o primeiro Hospital do Estado a ser Acreditado pelo Instituto Paranaense de Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS)*. No decorrer dos últimos anos, se dedicou fortemente para buscar o que há de melhor e mais moderno para os pacientes e suas famílias. As rigorosas avaliações de qualidade e segurança da assistência, o aprimoramento técnico-científico, integralidade e humanização no cuidado, interação com a família, equidade e inovação na assistência, somados a altos investimentos, colocaram o maior hospital pediátrico do Brasil em um novo padrão no cenário da saúde.

Como resultado, o Pequeno Príncipe alcançou em 2016 o Nível 1 da Acreditação ONA, voltado para a segurança do paciente; em 2017, o Nível 2, focado na gestão integrada; e no ano do centenário do Hospital, em 2019, o Nível 3, conceito mais elevado desta importante certificação em saúde, que comprova a excelência em gestão, qualidade na assistência e segurança aos pacientes e familiares. Na área da saúde, a avaliação da qualidade e segurança dos serviços é fundamental, uma vez que orienta as famílias para buscar os mais modernos tratamentos e as melhores opções de cuidado para crianças e adolescentes.

*Hoje, chamado de Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe