O Pequeno Príncipe foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na quinta-feira, dia 21, em celebração ao seu centenário, que será comemorado em outubro deste ano. A solenidade, realizada no Dia Mundial da Infância, foi proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB).

O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do país e destina 70% dos seus atendimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A homenagem ressalta os 100 anos de atendimento em saúde a crianças e adolescentes, bem como toda a história de cuidado e inovação, incluindo a criação da Faculdades Pequeno Príncipe, em 2003, e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em 2005.

O propositor da cerimônia agradeceu a todos os deputados e deputadas que aprovaram com unanimidade a homenagem. “No Pequeno Príncipe você tem quantidade e qualidade, você tem cirurgias, intervenções ambulatoriais e uma série de procedimentos que honram todo o nosso estado e o Brasil”, disse o deputado Michele Caputo. A instituição beneficiou milhares de crianças e adolescentes ao longo de um século e se consagrou como referência em 32 especialidades, recebendo pacientes de todos os estados brasileiros.

“É muito complexo ter 100 anos e se manter contemporâneo. Nós temos o senso de responsabilidade associado a pessoas muito fortes que juntam ativismo, empatia e compaixão. Certamente nos 100 anos de Pequeno Príncipe, a dona Ety, nossa presidente, foi a pessoa que mais batalhou para fazermos o Pequeno Príncipe chegar onde está hoje. A outra força motriz absolutamente impressionante que a gente tem associada ao amor à criança são os profissionais da saúde, que nos impelem com direção ao futuro”, lembrou o corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, que também agradeceu a todos os representantes dos serviços e corpo clínico da instituição que estavam presentes.

 

FOTO: Hospital Pequeno Príncipe/Thiana Perusso

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pequeno Príncipe