A Secretaria de Saúde do Paiuí esteve reunida com o presidente da Federação das Santas Casas do Estado do Piauí (FEMIPI), Mirócles Veras; e com a assessora Jurídica da Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), Dra. Monaliza Santos, no dia 17 de abril, para discutir a possibilidade de implantação de uma rede integrada de hospitais no Piauí, voltada para o Cuidados Continuados Integrados (CCI).

O superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ernani Maia; o assessor jurídico, Leonardo Rodrigues, e a procuradora do Estado, Sâmea Beatriz, representando a secretária Lilian Martins participaram do encontro, que também contou com a presença do chefe do departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Paulo Carrara.

O projeto foi apresentado por Paulo Carrara, que ressaltou que a medida visa políticas de saúde orientadas para ganhos de anos saudáveis. “O Cuidado Continuado Integrado tem sido uma experiência exitosa no exterior, voltada para pacientes da terceira idade, vítimas de trauma, pacientes crônicos. O projeto visa dar um atendimento humanizado, reintegrar, readaptar o paciente, trazendo a família para fazer parte desse cuidado”, explicou.

Durante a reunião, a procuradora Sâmea Beatriz e a advogada da CMB, Monaliza Santos, discutiram sobre a melhor forma de firmar uma parceria entre Estado e a Confederação, a fim de implantar o projeto no Estado. O superintendente de Assistência à Saúde, Ernani Maia, afirmou que o Cuidado Continuado Integrado é uma das metas da Sesapi para este ano e que o assunto já foi abordado em reunião com o Banco Mundial, que poderá destinar recursos para sua implantação.

O presidente da FEMIPI, que também é diretor-secretário da CMB, Mirócles Veras, explicou que os hospitais de excelência do Brasil, juntamente com a Confederação, têm recursos garantidos para aplicar nos Estados para o desenvolvimento de uma rede de Cuidados Continuados. Para o Piauí, está previsto um investimento em torno de R$ 4 milhões, que deverão ser aplicados em estrutura e equipamentos.

“Esse é o início de um projeto que irá revolucionar a saúde piauiense. Atualmente, o Piauí tem 350 mil habitantes de população idosa, por isso necessita de um cuidado especial, que é o que propõe o CCI. A previsão é de que em seis meses a Secretaria da Saúde faça um diagnóstico das necessidades do Estado e, ainda em 2012, seja iniciada a construção das unidades”, destacou Mirócles Veras.

Fonte: CMB