A mobilização encabeçada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) no intuito de evitar a aprovação do Projeto de Lei nº 2295/00, que limita a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais, continua em Brasília. Presidente de Federações, entre elas a Femipa, e dirigentes de hospitais filantrópicos estão visitando desde terça-feira, 3, os gabinetes de deputados federais para esclarecer o impacto que o referido projeto pode causar no orçamento da Saúde, caso seja aprovado.

De acordo com o presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa, alguns deputados paranaenses, dos 13 visitados, demonstraram interesse em entender os reflexos que a aprovação do PL pode provocar nas contas do setor. A estimativa é que seriam necessários mais R$ 7 bilhões por ano no orçamento da Saúde. Entretanto, não há nenhuma perspectiva do Ministério da Saúde em repassar os recursos
necessários para recompor o desequilíbrio. Dirigentes de hospitais e representantes do setor esperam uma discussão maior sobre o assunto antes que o projeto entre em pauta para votação.

De acordo com a CMB, a pretensão da categoria da Enfermagem é legítima e merece o respeito e apoio do segmento filantrópico da saúde, mas “isso somente seria viável se o governo federal garantir os recursos para a cobertura dos gastos que serão gerados. Infelizmente o governo não aceita discutir esse assunto”, afirma documento divulgado pela Confederação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa