planejamento estratégicoFilantrópicas, públicas ou privadas, as instituições de saúde costumam manter-se por muitos anos no mercado. Mas uma queixa comum no setor é que elas apenas “sobrevivem”, já que enfrentam muitas dificuldades financeiras e operacionais no dia a dia.

Embora os desafios sejam inerentes à complexidade da área, instrumentos consagrados em outros ramos da economia podem ser utilizados em saúde e melhorar o desempenho destas organizações, como é o caso do planejamento estratégico.

Na edição 2013 do Saúde Business Forum, o professor da Fundação Dom Cabral, Heráclito Mourão, especialista em Planejamento e Estratégia Empresarial, conduzirá o debate “Planejamento Estratégico – como preparar sua instituição tendo como objetivo a perenidade”, em que tratará de perspectivas de futuro, manutenção do crescimento e a utilização de indicadores, metas e avaliações para que os gestores acompanhem e mantenham o controle das ações e objetivos pré-definidos.

A apresentação também contará com o case do Hospital da Baleia, representado por sua superintendente geral, Elis Regina Guimarães, que irá expor a experiência da instituição com o Planejamento Estratégico adotado em 2012. Neste primeiro ano, o hospital buscou o saneamento financeiro e o desenvolvimento das pessoas, utilizando ferramentas como Balance Scorecard (BSC) e Lean, entre outras.

O posicionamento no mercado também começou a ser trabalhado e, com as adequações previstas para 2014, deverá se tornar o grande foco da próxima etapa do planejamento.

Fonte: Saúde Web