Na última sexta-feira (13), a direção do Hospital Policlínica apresentou à comunidade o projeto “Hospital Amigo do Idoso 60+”, voltado para o público da Melhor Idade. O encontro foi prestigiado pela deputada federal Leandre Dal Ponte, defensora de longa data dos direitos da pessoa idosa, e das secretárias da Saúde (Márcia Fernandes de Carvalho) e de Assistência Social (Anne Cristine Gomes da Silva Cavali) de Pato Branco. Representantes da Fundação Rotária e da UTFPR – Câmpus Pato Branco também estiveram presentes.

No evento, foi apresentado o plano de ação para o triênio 2019-2022 e também as iniciativas realizadas neste ano, como a constituição da Comissão de Atenção ao Idoso (formada por equipe multidisciplinar do hospital) e a readequação das calçadas da rua Pedro Ramires de Mello, para melhorar a acessibilidade. Houve ainda a implantação de identificação diferenciada aos idosos no sistema eletrônico do hospital (para gerenciamento dos leitos e garantia de acompanhante) e a colocação de 27 novas poltronas para os idosos e acompanhantes nos Postos de Internação 4 e 6, que recebem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte das poltronas foi doada por pessoas físicas, as demais foram adquiridas pela Policlínica.

O diretor do Hospital Policlínica, Ivanio Guerra, salientou a preocupação da instituição filantrópica em atender à população idosa de Pato Branco e região. “Pato Branco já é município reconhecido como Amigo do Idoso e as projeções mostram que, em 2050, 29% da população será de pessoas com mais de 60 anos. Temos que começar a nos preparar para o envelhecimento da população, com investimentos em capacitação, estrutura e equipamentos”, observou.

A deputada Leandre comentou que o mundo está mudando, a população está envelhecendo e que o trabalho de instituições como o Hospital Policlínica é muito importante para proporcionar o atendimento que as pessoas idosas necessitam. Ela também colocou-se à disposição para colaborar com futuros projetos. “Para 2020, podemos encaminhar parcerias para a capacitação dos profissionais do hospital que farão o atendimento aos idosos”, declarou.

Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, secretária de Ação Social de Pato Branco, elogiou a iniciativa da Policlínica. “O trabalho de sensibilização, que a Administração Municipal vem fazendo, está sendo bem recebido pela sociedade. Vamos abraçar o plano de ação do hospital.”

A secretária de Saúde do município, Márcia Fernandes de Carvalho, comemorou o lançamento do projeto. “Estamos vivendo uma mudança de cultura por parte da comunidade. Com isso, as ações vão chegando”, apontou.

Atualmente, o Hospital Policlínica tem índice de atendimento de 42,93% de idosos entre os pacientes-dia. Na média, 68% dos idosos atendidos pelo Hospital Policlínica são via SUS. Os demais 32% são por convênios e particulares. A especialidade com maior porcentagem de idosos é a Oncologia. A cada cem pacientes idosos atendidos pelo serviço, 62 têm acima de 60 anos.

Doação para conselhos

Parte do Imposto de Renda pode ser destinada a projetos sociais. Os contribuintes pessoas físicas (PF) podem destinar até 6% do imposto de renda devido a projetos sociais. As novas regras foram definidas no atual exercício e as contribuições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, para serem deduzidas em 2020. Para as pessoas jurídicas (PJ), o limite é de 1% sobre a renda, com base no lucro real. A verba pode ser direcionada aos Conselhos (municipais, estaduais ou nacional) dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Conselhos do Idoso.

O Hospital Policlínica – Instituto Policlínica PB é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e pode receber doações de pessoas físicas e jurídicas, além de submeter projetos aos Conselhos da Infância e do Idoso e aos governos municipal, estadual e federal.

Plano de ação (2019-2022)
1 – Qualificação das equipes para atendimento aos idosos.
2 – Criação de ala preferencial para idosos.
3 – Investimentos em acessibilidade e ambiência.
4 – Incentivo a programas de voluntariado.
5 – Promoção do protagonismo da pessoa idosa.
6 – Entretenimento e diversão nos leitos.
7 – Espaço multigeracional.
8 – Jardim terapêutico.
9 – Campanha de doação de Imposto de Renda para o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Pato Branco (CMDIPB).

Fonte: Policlínica Pato Branco