O site Saútil mapeia o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo com o intuito de atender os 145 milhões de brasileiros que não possuem plano de saúde, conforme pesquisa realizada pela ANS (agência nacional de saúde suplementar). O usuário pode, por meio da web, consultar os postos de saúde existentes na cidade e de distribuição de remédios gratuitos.

O projeto não possui nenhuma ligação com o governo, e nasceu com a proposta de ajudar a população brasileira das classes C, D e E a encontrar de forma simples, rápida e organizada todas as informações necessárias para a realização de consultas, atendimento ambulatorial, exames de urgência e emergência, vacinação e retirada de medicamentos.

“Nosso objetivo é fazer com que a população se trate melhor com recursos que são disponíveis, mas muitas vezes difíceis de serem acessados”, explica, em comunicado, o médico Fernando Fernandes, sócio-fundador do portal.

O funcionamento do site é simples: em apenas três passos é possível encontrar um médico para 56 especialidades em cada estado, cidade, bairro, além de consultar a disponibilidade de medicamentos, vacinas, exames e consultas. Para cada pesquisa, o endereço com telefone e informações sobre horário de atendimento ficam disponíveis.

Apesar das reclamações ao SUS, o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) registrou 70% de aprovação de pacientes que utilizaram o sistema. “O que acontece é um problema de acesso. Quando se consegue, o tratamento é de altíssima qualidade, com recursos de alta complexidade”, garante Fernandes.

A ideia do Saútil nasceu exatamente dessa necessidade. Médico em uma empresa de gerenciamento de doenças crônicas, Fernandes acompanhava os pacientes em casa quando percebeu o desconhecimento da maioria quanto à disponibilidade de remédios e equipamentos gratuitos oferecidos pelo SUS. Junto com o designer Edgard Morato, resolveram unir as duas especialidades e criar um projeto diferenciado que aproveitasse ambas as experiências. “Tivemos a ideia de criar um buscador simples e visualmente fácil de usar, onde as pessoas teriam acesso rápido a informações de saúde”, explica Morato.

Sob a missão de prover informação de acesso à saúde, o Saútil pretende atingir 70% da população em todo o país até o final deste ano. Para 2013, a meta é cobrir todos os mais de cinco mil municípios existentes.

Fonte: Saúde Web