O Painel 1 do segundo dia do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos teve início às 10h30, com fala do senhor Luiz Carlos Lima Nogueira, sênior advisor e médico especialista em Administração, autor do livro “Gerenciamento pela Qualidade Total na Saúde”, publicado pela Falconi Editora. O tema abordado foi “Aplicação de metodologias para o aperfeiçoamento de processos”. Também participaram da palestra, como colaboradores, os sócios da Falconi, Alberto Lott e Eduardo Zanetti Baptista.

De acordo com Luiz Carlos, é preciso analisar os processos dentro do ambiente médico para entender qual a melhor estratégia de gestão. Os processos são: complexidade, alto custo, riscos e números de executantes. “Entender a sua necessidade e priorizá-la”.

Sobre a gestão hospitalar, o médico acredita na criação de uma cultura de gestão através da busca por resultados. “Monitorar esses resultados dentro do meio médico é essencial para entender os processos. E como encontrar resultados através de processos?”, disse. O escritor salienta a necessidade de definir uma metodologia e os objetivos que precisam ser alcançados, embasados na necessidade que apresenta cada hospital.

Por fim, ressaltou a importância da gestão médica andar ao lado da tecnologia. “A saúde digital é uma alternativa para otimizar processos e reduzir custos”, argumentou.

Após a explanação completa da palestra, o especialista abriu para perguntas dos presentes, que foram respondidas com a cooperação dos sócios da empresa Falconi, Alberto e Eduardo.

Fonte: CMB