A equipe médica do serviço de endoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças, realizou um procedimento inédito no Paraná para investigação de tumores no canal da bile, no fígado. A primeira colangioscopia com a tecnologia Spyglass da empresa Boston Scientific.

O uso dessa tecnologia avançada oferece alta resolução de imagem na visualização do interior dos canais biliares. Uma microcâmera é introduzida nas vias biliares através de uma sonda muito fina, na qual também é possível a realização de biópsias e diferenciação de lesões benignas e malignas. Assim podemos indicar com mais precisão quais pacientes necessitariam de uma cirurgia, que seria de grande porte e quais poderiam ser poupados”, explica o endoscopista digestivo do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Rafael William Noda.

A tecnologia avançada substitui os métodos endoscópicos usuais, que não possuem tamanha precisão diagnóstica. “Antes era impossível ou muito difícil ter acesso sob visão direta e instrumentalizar diretamente os canais biliares”, comenta o médico. Ele destaca que além disso, a tecnologia permite destruir cálculos grandes no canal biliar com laser também evitando que uma cirurgia de grande porte seja realizada.

O primeiro procedimento no Paraná, foi realizado no HNSG, pelos médicos do serviço de endoscopia, Dr. Rafael William Noda, Dra. Thienes Maria Lima, Dr. Guilherme Gomes e Dr. Thiago Bartolomei, com a supervisão do Dr. Julio Pereira Lima, chefe do serviço de endoscopia da Santa Casa de Porto Alegre. Essa tecnologia esta até agora descartando a possibilidade da paciente ser portadora de tumor maligno nos canais biliares, ainda dependendo do resultado das biópsias que foram realizadas. “A paciente estava com estreitamento no canal biliar que a ressonância descrevia como tumor que a colangioscopia com Spyglass não observou. Assim poderemos apenas acompanhar clinicamente a paciente após a confirmação pelas biópsias”, diz Dr. Rafael.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HNSG