O programa do Governo do Paraná de apoio a Santas Casas e Hospitais Filantrópicos com repasse de recursos do tesouro estadual para custeio e investimentos, foi um dos destaques nos seminários realizados em Belém do Pará, quinta e sexta-feira (26 e 27). O programa foi apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, a convite do Ministério Público e da Federação de Santas Casas do Pará. 

Caputo explicou que somente o Paraná e São Paulo têm programas de apoio a Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. “Isso tem feito a diferença na ampliação da oferta de serviços do SUS à população”, afirmou o secretário.

Ele destacou a crise por que passam muitas instituições filantrópicas e a reclamação de diversos prestadores pela falta de reajustes da tabela SUS. “Para ampliar o acesso da população à saúde pública de qualidade precisamos fortalecer as parcerias com aqueles que dão respostas concretas ao sistema”, disse. Por isso, logo em 2011 lançamos o Hospsus, programa estadual de apoio e qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná”, explicou o secretário.

Em cinco ano, o Governo do Estado já repassou R$ 262 milhões para custeio dos hospitais credenciados e mais de R$ 118 milhões para investimentos em obras e equipamentos.

AGENDAS – Na quinta-feira, Caputo Neto apresentou os projetos do Paraná no III Seminário do Terceiro Setor, promovido pelo Ministério Público do Pará. Além do programa Hospsus, o secretário falou sobre a judicialização da saúde e relatou a participação de técnicos da secretaria no Comitê Executivo da Saúde, que reúne juízes estaduais e federais, Ministério Público, representantes da saúde suplementar, para discutir o tema e auxiliar o judiciário na resposta a demandas da área da saúde.

Aproveitando a programação no norte do país, Caputo Neto teve audiência com o governador do Pará, Simão Jatene e o secretário da Saúde, Vítor Manuel Jesus Mateus para discutir projetos comuns dois estados.

Nesta sexta-feira (27), o secretário participou do I Seminário da Federação dos Hospitais e Entidades Filantrópicas do Pará e Secretaria da Saúde do Pará, que teve como tema “Hospitais Filantrópicos e Saúde Pública: Novas Perspectivas de Parcerias”.

Fonte: Sesa