Na última quarta-feira (18/05), o projeto de Eficiência Energética do Grupo Hospitalar São Vicente – FUNEF foi aprovado durante o evento de anúncio do resultado da “Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética em Hospitais Filantrópicos”, promovido pela Companhia de Energia Elétrica (Copel) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e realizado no Palácio Iguaçu.

“É uma grande conquista, pois com esse projeto podemos diminuir o consumo de energia elétrica e, com isso, reduziremos consideravelmente os custos em nossa instituição”, afirma o Dr. Charles London, diretor presidente do Grupo Hospitalar São Vicente – FUNEF, que esteve presente ao anúncio feito pelo governador, Carlos Massa Ratinho Junior, juntamente com a diretora executiva Marcia Schneider e a diretora técnica Dra. Cecília Vasconcelos.

“A energia fotovoltaica é uma realidade no país e não podemos perder esse avanço que representa energia limpa e sustentabilidade para nós e para as futuras gerações”, avalia a diretora executiva, Marcia Beatriz Schneider.

O recurso aprovado para o projeto de Eficiência Energética do Grupo Hospitalar São Vicente – FUNEF é de R$ 2.072.820,62 e a sua execução estima uma redução de custos na fatura de energia elétrica de cerca de 70%. Entre as ações de eficiência energética previstas estão a implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica, que conta com painéis solares, a substituição das lâmpadas da estrutura hospitalar para as de LED e a troca e investimento em aparelhos de ar-condicionado e autoclaves mais eficientes e econômicos.

O próximo passo é a validação do projeto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a previsão de início de implantação do projeto é a partir de setembro. “Estimamos que, após a implementação desses benefícios, o tempo de retorno do investimento será de cerca de cinco anos”, informa o arquiteto e gerente de infraestrutura do Grupo Hospitalar São Vicente – FUNEF, Marcelo Ribeiro. “Estamos muito animados com a execução do projeto, pois a partir dessas ações, como a implantação dos painéis solares, poderemos avançar em nosso objetivo de oferecer uma estrutura ainda mais sustentável, em prol do meio ambiente e do bem-estar de todos”, considera.

Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF

O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).

O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br.

Fonte: Hospital São Vicente