A 11ª Reunião do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) ocorreu na última terça-feira, 3 de outubro, na sede da CMB, em Brasília. Na ocasião, o vice-presidente do Conselho, Jader Pires, apresentou o Projeto Indicadores, que compila informações periódicas sobre o desempenho financeiro, operacional, de recursos humanos e assistenciais dos 50 maiores hospitais filantrópicos do Brasil. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os gestores no planejamento estratégico e na tomada de decisão. “A ferramenta fortalece a CMB, suas Federações Estaduais e os hospitais participantes, pois diante da base de dados, é possível tomar posse de informações estratégicas para a gestão”, afirmou Jader.

Tais informações serão geradas por meio de uma plataforma online, que irá reunir os dados e transformá-los em referências. De acordo com o superintendente da Santa Casa de Maceió, Dácio Borges, um dos responsáveis pelo Projeto, serão consolidados cerca de 100 indicadores que tratam, por exemplo, das taxas de ocupação de leitos, a permanência, número de internações, se o hospital investe em pesquisa, entre outras variáveis.

Além disso, cada instituição pode se comparar com os hospitais de mesmo perfil mensalmente. Para Borges, a ferramenta é uma forma de atestar a qualidade do atendimento prestado. “Esses dados precisam ser evidenciados e compartilhados”, ressalta.

O Projeto, aprovado durante a reunião, foi elaborado por um Grupo de Trabalho e conta com a parceria técnica das Santas Casas de Porto Alegre, Maceió, Belo Horizonte, Araraquara, Itabuna e Hospital Pompéia – Caxias do Sul. A previsão é de que a ferramenta comece a ser utilizada já em dezembro de 2017. A ideia é que, em 2018, seja disponibilizado um documento para a divulgação do conjunto de indicadores apurados.

Fonte: CMB