A elaboração do Plano de Capacidade Econômico e Financeira, necessário para aderir ao Prosus, foi explicado nesta sexta-feira (04), durante a videoconferência do EDUCASUS/Telemedicina, pelo coordenador Geral de Análise e Gestão de Processo e Sistema do DCEBAS/MS, Brunno Carrijo. Ele enfatizou a necessidade de preencher corretamente três quadros do anexo III da Portaria 535/2014 GM/MS: projeção de crescimento, informações contábeis; e endividamento financeiro existente da entidade e interligadas.

Carrijo explicou que o Plano de Capacidade Econômica e Financeira deve indicar, de forma detalhada, a dívida consolidada; a projeção de crescimento com a adesão ao PROSUS; as informações contábeis dos últimos três exercícios; endividamentos financeiros existentes; a concepção do plano; e os aspectos legais. “O plano é didático. Basta preencher todos os anexos da Portaria. Quem faz a autenticação do plano, que contempla todos os itens, todas as informações e todos os documentos, é o Ministério da Saúde. O banco avalia a viabilidade do plano”, explicou. Vale lembrar que o prazo de adesão ao PROSUS termina no dia 15 de março.

Estavam ativos na videoconferência 52 pontos. A íntegra da apresentação estará disponibilizada no site do EDUCASUS/Telemedicina na próxima quarta-feira (09). Mais informações: (11) 3111-4231, com Tatiana Viesseli; pelo e-mailtatiana.tecnico@fehosp.com.br, ou pelo site www.educasus.org.br.

DCEBAS
Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira a nomeação da advogada da União, Maria Victória Paiva, como nova diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS). Maria Victória atuava na Coordenação de Procedimentos Licitatórios da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde e já trabalhou com o DCEBAS anteriormente.

Fonte: CMB