Ser protagonista da sua história e ajudar os colaboradores a também descobrirem suas melhores versões foi o tema da palestra “Você gestor de RH, saia do lugar comum: seja protagonista da sua vida e carreira e também de seus colaboradores”, proferida pela antropóloga Luiza Helena Giraud,  consultora e mentora de carreira com experiência de mais de 40 anos em grandes empresas do segmento de saúde. A apresentação fez parte da sala temática sobre Gestão de Pessoas, durante o 12º Seminário Femipa, realizado entre os dias 12 e 14 de março em Curitiba.

Em uma fala inspiradora, Luiza lembrou a importância de valorizar o humano nas empresas e organizações. “Nós não podemos trabalhar apenas com indicadores, deixando o humanismo de lado. Não é possível desassociar o humano do nosso trabalho”, explicou.

Para ela, um bom trabalho de gestão de pessoas começa também pelo autoconhecimento e pelo reconhecimento como ser humano dos próprios gestores. Para isso é importante investigar e conhecer quais são seus valores, seus propósitos e qual a marca que deseja deixar. “Em nossas atuações é preciso estar em um lugar que esteja em sintonia com os nossos valores e com nossos propósitos de vida, o que nos permite estarmos preparados para exercermos nosso melhor”, afirmou.

Uma das características para a pessoa protagonista destacada pela consultora é a capacidade de inovar. “Inovação não é inventar novas coisas, mas sim fazer melhor algo que já existe. No que podemos melhorar nos serviços que prestamos para os colaboradores? E nos nossos processos?”, convidou à reflexão.

Outra ferramenta é a do autoconhecimento. Saber onde desejo chegar, analisar as virtudes, fraquezas, desafios e potencialidades, concentrando no que pode ser melhorado ou em qual lugar essas características poderiam ser aproveitadas ao máximo. Essa é uma estratégia tanto pessoal quanto para a gestão que possibilita melhorar processos, realizar planejamentos e tomar decisões mais adequadas.

Tanto individualmente, quanto como gestor, Luiza recomenta considerar quanto de emoção se está aplicando no que se faz e quanto de empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro – está sendo aplicada na vida e no trabalho. “Podemos ter um olhar para os pontos positivos, considerando sim nossas metas e objetivos e como poderemos atuar para chegar os nossos propósitos”, afirma.

Outras características dos protagonistas estão também a adaptabilidade, a segurança de compartilhar e treinar sucessores: “quem não é substituível, também não é ‘promovível’”, afirmou. Estar realmente presente, ter coragem, reconhecer emoções e resiliência para realizar escolhas e lidar com as consequências também são características daquele que deseja ser protagonista na própria vida, no trabalho e como gestor.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Interact Comunicação - Karla Losse Mendes