O Departamento de Gestão de Pessoas aderiu à nova plataforma do Ministério do Trabalho, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (E-Social), que será ativa a partir de 1° de agosto. Por meio desse programa será possível que a instituição e outras organizações comuniquem ao Governo Federal, de forma unificada, informações sobre segurança e medicina do trabalho, escriturações fiscais e contribuições previdenciárias. “Hoje, nós do Departamento Pessoal enviamos dados referentes aos trabalhadores para vários órgãos do Governo, como a Receita Federal, Caixa Econômica e Tribunal do Trabalho. Com esse sistema, o hospital reunirá todas as informações na própria plataforma que repassará os dados para esses órgãos responsáveis”, explica a analista de departamento pessoal, Daiane Bertasso.

Por meio desse sistema o colaborador também poderá visualizar as informações referentes ao seu vínculo empregatício, como a data de admissão, folha de pagamento e informações sobre o FGTS.“O E-Social facilitará o acesso a informações para o empregado e auxiliará na comunicação com os órgãos do Governo por parte do empregador. Estamos estudando essa plataforma há três anos e acreditamos que será de grande benefício aqui para o hospital”, analisa Daiane.​

Para começar a utilizar a plataforma E-Social, a colaboradora Daiane e a auxiliar de contabilidade, Loide Cristina Simões participaram de treinamento ofertado pelo Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba. “Hoje, no setor de contabilidade comunicamos todos os meses ao Governo Federal sobre os serviços terceirizados de pessoas físicas prestados ao hospital e anualmente precisamos reenviar todos esses dados. Com o uso dessa plataforma trabalharemos junto ao setor de Recursos Humanos e não teremos esse reenvio anual”, explica Loide.

Após uma semana de capacitações sobre a plataforma, todo aprendizado foi repassado aos membros da equipe do setor de Recursos Humanos do Hospital da Providência. “As ferramentas que nós trabalhamos no setor de RH estão sempre passando por atualizações, essas capacitações são primordiais, precisamos sempre estar atualizadas para passar o melhor pra empresa e para o empregado”, diz Daiane. A utilização da plataforma pelo hospital entrará em vigor dia 1 de agosto. “A partir de janeiro de 2018 o E-Social vai ser obrigatório para todas as empresas do país, mas a partir do próximo mês nós já estaremos utilizando a fase teste disponibilizada pelo Governo Federal”, finaliza Loide.

Plano Anual de Treinamento

A capacitação realizada pelo setor de Recursos Humanos faz parte do Plano Anual de Treinamentos (PAT) elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) com acompanhamento direto da Direção Executiva, e Serviço da Qualidade. ”Com o PAT nós definimos as metas de capacitações que devemos alcançar no decorrer do ano, examinamos juntos com as gerências e lideranças quais treinamentos serão necessários para cada setor e os colaboradores que deverão participar”, explica o coordenador de Treinamento e Desenvolvimento, Tiago Franco Medeiros.

Como parte do PAT também serão registradas as horas de capacitação dos setores assistenciais, apoio e administrativo. “Analisaremos a partir do indicador “Hora-Homem de Treinamento” a média de colaboradores treinados e o percentual do PAT cumprido diariamente. Todas as lideranças e gerências têm enviado os planos de treinamento de acordo com as necessidades do seu setor e temos obtidos ótimos resultados com as capacitações”, diz Medeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil