A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) reiteram a todos os médicos a importância da notificação das doenças conforme as novas Portarias GM nº 204 e205, de 17 de fevereiro de 2016, neste momento com especial ênfase a todos os casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika, Dengue ou Chikungunya, bem como às Síndromes Neurológicas pós-infecciosas (Portaria GM Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016).

Esta notificação visa poder auxiliar no mapeamento da real circulação destes vírus; determinar a existência de uma possível relação causal entre vírus Zika (e/ou de outros fatores ou co-fatores) em situações clínicas anteriormente raras como a microcefalia congênita e a Síndrome de Guillain-Barré, assim como responder às preocupações da população, aumentar a participação da comunidade, melhorar a comunicação, o controle de vetores e medidas de proteção individual.

Desde 03 de fevereiro deste ano o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) implantou a técnica de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para diagnóstico molecular de arboviroses pelo método multiplex (diagnóstico simultâneo de Dengue, Zika e Chikungunya), permitindo, além de agilizar o tempo para confirmação dos resultados, também ampliar a capacidade para o processamento e análise das amostras de sangue.

Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) informa a comunidade médica do Paraná sobre a disponibilidade do Lacen-PR para realizar a pesquisa diagnóstica por método molecular para os casos suspeitos de Zika, Dengue e Chikungunya em gestantes, assim como na investigação dos casos de Síndrome de Guillain-Barré e outras complicações neurológicas possivelmente associadas a esses arbovírus.

Orientações para a notificação e coleta de amostras

1. GESTANTES COM SUSPEITA DE ZIKA, DENGUE E/OU CHIKUNGUNYA

a) Ficha de Notificação
Ficha de notificação individual para Dengue e Chikungunya
Ficha de notificação para Zika

b) Frente a um caso suspeito de Dengue e Chikungunya ou Zika, é preciso imprimir e preencher as fichas de notificação disponíveis acima.

c) Quando a suspeita for de Zika, como a ficha de notificação não é específica para esta situação, deve-se preencher nocampo 2 (Agravo/doença) Zika ou Febre pelo vírus Zika, e no Campo do CID10 o código A 92.8;

d) Na sequência, ligar para a vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de atendimento para notificar e receber as orientações quanto ao encaminhamento da cópia da Ficha de notificação e coleta/envio de amostras ao Lacen-PR.

2. SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ (ou de Doenças Neurológicas Agudas Graves pós-infecciosas):
Ficha de registro: onde obter e a quem enviar:
a) Quando da suspeita de um caso de Síndrome de Guillain-Barré, o caso deverá ser registrado online em um formulário ou ficha do “formsus” disponível na internet (clique aqui). Ao final do preenchimento, clicar em “Gravar”.

Com este procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde terá conhecimento da suspeita e acompanhará a investigação do caso.

Para facilitar o preenchimento do formulário online, há uma versão que pode ser impressa. Clique aqui.

b) Outras doenças neurológicas agudas graves pós-infecciosas que possam estar relacionadas às arboviroses também podem ser notificadas por telefone à Secretaria de Saúde de seu município para orientações e encaminhamentos.

QUANTO À COLETA DE AMOSTRAS CLÍNICAS

1. Por ocasião da notificação à SMS por telefone, articular e agendar com o serviço de epidemiologia do município de atendimento o dia, hora e local da coleta de amostras de material biológico do paciente (soro, LCR, urina, etc, conforme indicação) para pesquisa de arbovírus e possíveis diagnósticos diferenciais pelo Lacen-PR.

2. Se a coleta de amostras biológicas for realizada em serviço ou laboratório privado, é importante comunicar o serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de atendimento para que a mesma articule o processamento da amostra com o laboratório e /ou encaminhamento/transporte ao Lacen-PR.

Para maiores esclarecimentos e orientações a respeito da notificação; coleta de amostras e realização de exames pelo Lacen-PR para Zika, Chikungunya e Dengue, recomenda-se entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município, ou consulte este link.