O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou ontem (16/05) que 32 hospitais das regiões Norte e Noroeste do Estado poderão receber incentivos extras no valor de R$ 65 milhões ao ano. Os recursos fazem parte do componente hospitalar do SUS, destinado a hospitais que integram a Rede Paraná Urgência.Quinze hospitais de Curitiba e Região Metropolitana já recebem recursos dessa modalidade. O Governo do Estado encaminhou o projeto de habilitação das regiões Norte e Noroeste ao Ministério da Saúde, que já assegurou a inclusão, mas ainda não definiu o valor total dos repasses e nem o número de hospitais beneficiados.

Segundo o secretário, os 32 hospitais que constam na proposta estadual têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dão suporte a demanda de 212 municípios. “Essas unidades são referência para suas regiões e formam a retaguarda de atendimento a casos de urgência e emergência para uma população aproximada de 3,6 milhões de pessoas”, explicou.

PARANÁ URGÊNCIA – O Governo do Estado lançou em abril deste ano, a Rede Paraná Urgência, que organiza todo o sistema de atendimento a pacientes em situações agudas, como em casos de infarto, AVC e traumas em acidentes e outras causas externas. Para este ano, o governo estadual prevê investir R$ 211 milhões no fortalecimento da rede.

De acordo com diretor de Políticas de Urgência e Emergência do Paraná, Vinícius Filipak, o objetivo é garantir atendimento de qualidade mais próximo das casas das pessoas. “Investindo na qualificação e organização do atendimento, melhoramos o tempo de resposta e tornamos os serviços mais resolutivos. Isso pode salvar vidas e diminuir o tempo de internação dos pacientes”, destacou Filipak.

Apesar de recém-lançada, o processo de implantação da rede começou em 2011 com uma série de ações do Governo do Estado. Uma delas foi a estruturação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de forma regionalizada. Até agora, são nove regiões de saúde atendidas pelo SAMU, estendendo o serviço a 64,86% da população paranaense. Até 2014, o serviço estará disponível em todas as regiões do Estado.

Outra ação que precedeu a Rede Paraná Urgência foi a implantação do HospSUS, que investe na qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O programa é direcionado àquelas unidades com capacidade de atender a demanda de urgência e emergência e materno-infantil.

O Governo do Estado destinou ainda 132 ambulâncias para melhorar o transporte sanitário nos municípios. 60 outras ambulâncias estão sendo compradas para fortalecer o Sistema de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) em todo o Estado – 20 desses veículos já foram entregues.

 

Fonte: Sesa