O presidente da CMB, Mirocles Véras, acompanhado do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicos, Antonio Brito, se reuniu na manhã desta terça-feira (22) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ocasião em que posicionou que a CMB está pronta para apresentar o projeto que visa construir a sustentabilidade do setor filantrópico, através do fortalecimento e reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS).

As linhas gerais da proposta da CMB já foram compartilhadas com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), com os Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, e também em âmbito Legislativo, através do apoio do deputado Antonio Brito, cujo intermédio tem sido de grande contribuição para o avanço dos encaminhamentos.

“Fomos muito bem recebidos pelo ministro Eduardo Pazuello e iniciamos as primeiras tratativas do projeto da CMB, que foca na reestruturação da rede assistencial do SUS, através das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. As nossas instituições têm papel fundamental no atendimento ao SUS, já que absorve mais da metade da demanda do sistema. O nosso ministro demonstrou clareza e objetividade nos caminhos a serem trilhados na renovação do SUS, de forma que as ideias e propostas da CMB se encontram com os pensamentos iniciais revelados pelo ministro, que se comprometeu a trabalhar as oportunidades de compartilharmos e participarmos desta evolução”, falou o presidente da CMB.

No encontro, Mirocles Véras também convidou Pazuello para participar do 1º Encontro Virtual CMB, que acontecerá gratuitamente, de 5 a 8 de outubro. Representantes de hospitais de várias partes do país e de órgãos públicos, como o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS debaterão sobre os novos caminhos do SUS e o futuro das operadoras no cenário atual, sob o tema central “2020 – Que ano foi este?”. O ministro da Saúde informou que organizará sua agenda para participação no evento online.

Fonte: CMB