Os 140 anos do Hospital Santa Casa de Curitiba, celebrados nesta sexta-feira (22), são marcados por uma comemoração singela em respeito ao período de enfrentamento à Covid-19, mas que ainda assim foi celebrada por colaboradores. Uma programação ainda mais especial deve acontecer no segundo semestre de 2020.

O dia começou com uma missa especial, realizada na Capela da Santa Casa, que foi transmitida AO VIVO pela página do Facebook do Hospital. O momento foi de fé e agradecimento pelo tempo que Deus concedeu ao hospital em prestar um atendimento humanizado e de qualidade ao decorrer desses 140 anos.

Em continuação à programação, no período da tarde, ainda haverá um ato simbólico marcando a comemoração de aniversário. Com aplauso dos colaboradores, bolo de aniversário e a solta de balões em frente à escadaria principal do hospital.

Ainda em comemoração ao aniversário da Santa Casa, também será lançado o livro “Santa Casa de Curitiba: Presente para o Futuro”, que contará a história do hospital. O livro foi realizado em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP), o material faz parte da campanha #SantaCasaaFavordaVida, por meio da qual a entidade pretende arrecadar fundos para a compra de materiais médicos, insumos, além de custear despesas extras com profissionais. Todas as ações serão voltadas ao combate do novo Coronavírus.

Esta sexta-feira também haverá o início da pré-venda do livro pelo site da Santa Casa: www.santacasacuritiba.com.br.

SANTA CASA

A Santa Casa foi fundada em 22 de maio de 1880, na época inaugurada com a presença de Dom Pedro II, sendo por muitos anos o único hospital da cidade. Sua estrutura sempre foi grandiosa, atendendo inicialmente todas as pessoas que chegavam até o local. Ela cresceu ainda mais com o passar dos anos, ampliando unidades, sempre focada no atendimento humanizado e de qualidade, inovando em procedimentos e equipamentos tecnológicos.

Em 1912, a Universidade do Paraná, mais tarde tornando-se federal, promoveu o Hospital de Caridade e o Psiquiátrico a hospitais de ensino, que acolheram também os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas a partir de 1956.

Atualmente, a Santa Casa conta com unidades de internação, centros cirúrgicos, UTIs, unidade de pronto-atendimento – com área exclusiva para atendimentos cardiológicos de alto risco, hemodinâmica, hemodiálise, centro de imagem e ambulatório. De forma direta, são 1.158 colaboradores, 456 médicos atendendo em 24 especialidades.

Em 2019, a Santa Casa obteve mais de 9 mil cirurgias realizadas, mais de 159 mil atendimentos ambulatoriais ou consultas, mais de 14 mil sessões de hemodiálise e mais de 26 mil atendimentos de urgência e emergência no Pronto Atendimento e na Unidade de Dor Torácica.

Fonte: Santa Casa de Curitiba