A ISCAL (Irmandade da Santa Casa de Londrina) acaba de firmar uma parceria com a Universidade do Quebec em Chicoutimi, no Canadá, (UQAC) para intercâmbio de estudantes de pós-graduação e profissionais das duas instituições. Campo de especialização através das residências médica e multiprofissional, com mais de 100 residentes em formação todos os anos, a ISCAL já recebeu os primeiros estudantes da UQAC.

Os canadenses Arianne Morin e Mathieu Dallaire são os primeiros a se beneficiarem com a iniciativa. Mestrandos em Fisioterapia na UQAC, eles permanecem em estágio na Santa Casa de Londrina por dois meses, entre a Unidade de Terapia Intensiva e o pronto-socorro.  Mathieu  conta que ouviam muito que a tecnologia usada na saúde no Brasil era inferior à tecnologia disponível em Chicoutimi. “Estamos vendo que aqui na Santa Casa o atendimento é de qualidade, independente da tecnologia”, afirma Mathieu Dallaire. Para Arianne o que mais chama a atenção é a interação das equipes. “Gosto muito do trabalho em conjunto e interação na equipe multiprofissional. É muito rico”, destaca.

A assinatura do convênio foi em meados de outubro durante o 3º Inova Saúde, simpósio em sua 1ª edição internacional promovido pelo IEPI-ISCAL (Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Irmandade da Santa Casa de Londrina).  A Universidade do Canadá enviou uma equipe para assinatura e participação no evento, tendo à frente a diretora do Centro da Saúde da Universidade, a médica e pesquisadora Suzy Ngomo.

Pesquisadora em neurociência e dor crônica, a médica Suzy Ngomo, trouxe a experiência da UQAC em Inovações na evolução e tratamento da dor, com uso da estimulação magnética transcraniana. Junto com ela, esteve o professor e fisioterapeuta Rubens da Silva Jr., também da UQAC, falando sobre Integração entre reabilitação do paciente e pesquisa, inovações no atendimento ambulatorial hospitalar.

Com 265 participantes em dois dias de evento, o 3º  Inova Saúde reuniu especialistas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, e da  MV sistemas de gestão em saúde, de Recife, falando sobre Saúde 4.0 e as tendências de inovação hospitalar e transformação digital na saúde.  A diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência do Ministério da Saúde apresentou as inovações na gestão da saúde pública. O Governo do Paraná também participou discutindo o papel da SETI (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) os pontos de conexão no Paraná entre academia, governo e setor produtivo na área da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Robô Laura evitou 115 óbitos em 1 ano – Um dos temas de destaque no evento foi a apresentação de cases sobre uso da inteligência artificial na Santa Casa de Londrina. O médico infectologista Walton Tedesco Júnior apresentou os resultados do primeiro ano do uso da Robô Laura no Hospital –  115 óbitos evitados, a partir do cruzamento de informações do paciente em tempo real e emissão de alertas que levaram as equipes a tomarem a conduta certa no tempo certo para cada paciente. Outro case foi do médico radiologista Gilberto Otta sobre a inteligência artificial na evolução da radiologia.

O evento trouxe também uma exposição com as startups da saúde em aceleração no hub de inovação Conecta Iscal. E ainda uma vitrine de patentes e produtos de tecnologia, com pesquisadores apresentando suas soluções para transferência de tecnologia para a indústria e comércio, além de 30 trabalhos científicos.

© Henrique Campinha – 2019

© Henrique Campinha – 2019

© Henrique Campinha – 2019

Fonte: Santa Casa de Londrina