SeloNa a área da saúde, a Acreditação é um Selo de qualidade que, assim como o ISO 9000 e 9001, é concedido a Instituições que passam por rigorosas avaliações. A Santa Casa de Maringá acaba de receber o selo de Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do Instituto Qualisa de Gestão (IGQ). Na região, a santa casa é o primeiro hospital geral a conquistar este selo, como reconhecimento pela segurança e qualidade nos serviços prestados em favor da saúde. A Femipa aproveita a oportunidade para parabenizar a Santa Casa de Maringa pela conquista.

A Acreditação Hospitalar tem em seus princípios um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua. As principais vantagens são a segurança para os pacientes e profissionais, qualidade da assistência e composição de equipes alinhadas ao ideal de melhoria permanente.

A Santa Casa iniciou, há aproximadamente quatro anos, diversas ações em busca de maior segurança a todos que direta ou indiretamente utilizam seus serviços. “Realizamos melhorias na infraestrutura, adquirindo equipamentos, novas tecnologias e software de gestão em saúde. Criamos serviços e setores, como o escritório da qualidade, que atua na organização e padronização de formulários e documentos e também na comunicação direta frente aos órgãos públicos e prestadores de serviços”, explica a gerente da qualidade, Alexandra Sobrinho.

Para um hospital filantrópico, como é a Santa Casa, esta conquista tem um sabor ainda mais especial, pois assim como para outros hospitais que sofrem diretamente os reflexos do subfinanciamento da saúde por parte do governo para atendimentos ao SUS (Sistema Único de Saúde), garantir a qualidade e segurança dos serviços é uma tarefa ainda mais difícil e que exige, no dia a dia, parcerias e um grande controle administrativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Maringá