santa casa maringáReconhecimento e gratidão: estas palavras deram o tom ao discurso proferido pela representante do Ministério da Saúde, Dra. Cleusa R. Da Silveira Bernardo, na abertura das comemorações dos 60 anos da Santa Casa de Maringá e também reinauguração das instalações da Maternidade, a qual, revitalizada, passou a se chamar Maternidade Maria Auxiliadora. O evento foi realizado no último dia sete de março, como parte de um calendário de comemorações que vão até dezembro.

Dra. Cleusa, que também é secretária substituta da atenção à saúde, elogiou a administração e organização da Santa Casa. “A Santa Casa tem uma gestão totalmente aberta e uma sintonia muito grande”, disse ela que também destacou o comando da Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora. “Acho extremamente positivo terem os irmãos à frente, pois sua filosofia está embasada na busca do bem comum”, disse.

Ela ressaltou a extraordinária evolução do setor da saúde em Maringá na última década, bem como o desenvolvimento da Santa Casa nesse período.

Na reforma e ampliação da Maternidade, foi investido cerca de um milhão de reais, valor oriundo de projeto apresentado pela Santa Casa e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Com a ampliação, o setor que atendia, até então, na mesma ala, pacientes do SUS e Convênios, num total de 48 leitos, passou a contar com 51, porém todos destinados ao atendimento SUS, o qual teve um aumento de 10 leitos.

O Secretário Municipal de Saúde e Presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a parceria existente entre a Instituição e a gestão pública municipal. “Nossa parceria é efetivamente executada. Ela irá continuar. E iremos estreitar ainda mais nossos laços”.

Dr. Nardi destacou ainda que «a Santa Casa de Maringá está hoje entre as melhores instituições de saúde do Brasil. Um orgulho para Maringá.».

O Presidente da FEMIPA, Dr. Luiz Soares Coury, ao falar sobre a Instituição, enalteceu os aspectos humanos cultivados pela direção e colaboradores. Ele disse que “é muito perceptível  a qualidade na assistência e generosidade com que as pessoas são tratadas”.

Brasão marca reverência da Câmara de Vereadores

Representando a Câmara de Vereadores de Maringá, o Vereador e presidente do legislativo, Ulisses Maia ofereceu ao Diretor Presidente, Irmão Rafael Carregosa, um brasão em homenagem aos 60 anos da Santa Casa, o qual foi entregue pelo Vereador Carlos Mariucci.

Maia destacou a importância da Instituição ao Município e disse que sua história está intimamente ligada à própria história de Maringá.

Santa Casa, ontem e hoje

Em julho de 1954, num galpão abandonado, é inaugurado o ambulatório Nossa Senhora de Fátima, com 10 leitos. Um ano depois recebe o registro de Entidade de Fins Filantrópicos, renovado anualmente até os dias atuais.

A busca incessante de recursos e mão-de-obra especializada, sob coordenação de Dom Jaime Luiz Coelho, Bispo de Maringá na época, possibilitou a construção de 81 leitos, do Centro Cirúrgico e Obstétrico.

Entretanto, com o crescimento acelerado da cidade e região, a Diocese precisava de mais recursos para atender a demanda crescente de pessoas. Procurou, então, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, uma Congregação alemã, fundada em 1850 pelo Irmão Pedro Friedhofen, para administrar o hospital. Desde 1970, a Santa Casa de Maringá conta com a Irmandade na sua direção.

Em 1992, termina o 6ª pavilhão e a primeira fase do projeto, com a Maternidade, Pediatria, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, consultórios médicos, Unidade e Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo e de Recursos Humanos, Compras, em pleno funcionamento.

Hoje, além do atendimento à comunidade, a Santa Casa atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências. Para isso dispõe de 60% de seus leitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde em nosso país.

Atualmente, conta com a colaboração de mais de 1.150 funcionários e cerca de 300 médicos.