Referência em atendimento cardiológico, a Santa Casa de Curitiba deve ampliar nesse segundo semestre a sua oferta de atendimento a pacientes cardiopatas. A partir de 31 de julho, o hospital conta com uma nova e moderna unidade de Hemodinâmica, procedimento utilizado para diagnosticar pacientes com risco cardiológico.

A obra de reforma e ampliação do espaço já existente começou no início deste ano e estava no planejamento da diretoria há pelo menos cinco anos. No entanto, somente agora pôde ser executada e finalizada. O novo projeto prevê um espaço com iluminação natural, controle de temperatura e conforto ambiental de luz e temperatura. Um dos destaques da obra é a nova sala de exames, que conta com um novo equipamento – um dos mais modernos da cidade. O objetivo é deixar o espaço mais amplo e moderno para que pudesse ser instalado um novo equipamento de hemodinâmica (um dos mais modernos da cidade), adquirido com verba de emenda parlamentar destinada ao hospital pelo ex-deputado federal André Zacharow.

Para o diretor do hospital, Eduardo Otoni, era de extrema importância que fosse feita esta obra. “Vendo a necessidade de haver um espaço mais amplo e planejado, a gente já estudava essa intervenção há um tempo e felizmente estamos inaugurando este espaço”, afirma Otoni. “O paciente poderá contar com um ambiente acolhedor, mas ao mesmo tempo, moderno para a realização dos procedimentos, que muitas vezes consegue prevenir patologias mais graves”, destaca o diretor da unidade.

A Hemodinâmica é uma superespecialidade da Cardiologia.  “Após a primeira avaliação feita pelo cardiologista, o paciente é encaminhado para a hemodinâmica. Lá sabemos se há obstrução das as válvulas cardíacas e as artérias coronárias”, explica Dr. Lázaro Claudovino Garcia, chefe e responsável técnico do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, atuando como hemodinamicista há 42 anos.

INAUGURAÇÃO

O evento de inauguração contou com a presença de médicos, políticos, representantes de órgãos da Secretaria Municipal de Saúde e de operadoras de planos de saúde, além de membros religiosos do Conselho de Administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC).

Provedor da ISCMC, Monsenhor Mario Sérgio Bittencourt, realizou a benção da nova unidade e citou as ações de melhoria que vêm sendo realizadas na Santa Casa nos últimos anos, destacando ainda a sagacidade e a tradição da instituição para a continuidade desse trabalho realizado há mais de um século. “A Santa Casa não perde por ser antiga, pelo contrário, acumula sabedoria. É como se fosse uma avó, uma mãe e um filho. Tem a experiência da avó, com o conhecimento de muitos anos; a agilidade da mãe, que corre ao encontro de seus filhos, principalmente aqueles que mais necessitam; e a esperteza do filho, que é antenado às coisas mais modernas para trazer com rapidez aquilo que se faz necessário”, enfatizou. As palavras do provedor foram reforçadas pelo padre Antonio Robson Gonçalves, membro do Conselho de Administração, que destacou a importância da gestão do serviço hospitalar para a obtenção de bons resultados.

Já o diretor executivo do hospital, Eduardo Otoni, destacou que a unidade de hemodinâmica é a segunda etapa de um projeto de três fases. “A primeira foi concluída em janeiro com a inauguração da nova UTI; esta segunda etapa está sendo concluída agora com a nova hemodinâmica; e a terceira será a reforma de um novo espaço dentro do hospital, onde deverão ser instalados mais 10 novos leitos de terapia intensiva para pacientes cardíacos”, revelou. O diretor ressaltou ainda que o projeto desta terceira e última etapa ainda está em fase de captação de recursos e que todo apoio do empresariado será bem-vindo.

REFERÊNCIA

Mensalmente, a Hemodinâmica realiza em média 290 exames. Com o novo equipamento e espaço diferenciado, a expectativa é de expandir esse número. “Essa é a nossa pretensão. Além de aumentar o número de pacientes atendidos, tornar mais confortável o local para os pacientes do hospital”, completa Dr. Garcia.

O diretor do hospital destaca que “além dessa infraestrutura nova, é válido lembrar dos renomados nomes que temos em nosso Corpo Médico, com mais de 33 profissionais somente na área de Cardiologia. Muitos deles com anos de experiência em Hemodinâmica”, conta Otoni.

Os procedimentos de hemodinâmica são realizados aos pacientes Sistema Único de Saúde (SUS) – via encaminhamento – e também a pacientes de convênio e particular.

Fonte: Santa Casa de Curitiba