A Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal) iniciou em abril a primeira turma da residência multiprofissional. São 20 profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, divididos nas áreas de Cuidados Intensivos e de Urgência e  Emergência.

A residência da Iscal é a primeira da área em instituição filantrópica em Londrina e oferece formato inédito na região, com duas áreas integradas – Cuidados Intensivos e Urgência e Emergência. “Esta integração proporciona um conhecimento global e, portanto, uma formação mais completa”, ressalta a gerente de Ensino e Pesquisa, Karen Barros Parron Fernandes. A residência multiprofissional é uma das primeiras ações da gerente à frente do recém criado Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (Iepi) da Instituição. As áreas da residência foram escolhidas, considerando o know how da Santa Casa que é referência em cuidados intensivos e urgência e emergência para o interior do Estado.

A especialização segue por dois anos, com reconhecimento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e aprovação do Ministério da Educação (MEC). Os residentes têm bolsas de estudo do Ministério da Saúde.

A residência despertou interesse de candidatos de várias partes do país, com  inscritos da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, além de cidades de várias regiões do Paraná. Entre os 20 aprovados, duas são de fora do Paraná – uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.

Com a nova residência, o número de residentes em especialização anualmente na Santa Casa sobe para 97. Os outros 77 são residentes de 10 especialidades médicas.

Fonte: Assessoria Iscal