O médico Irineu Rasera Junior, cirurgião de um dos centros de excelência em cirurgia bariátrica do Brasil, esteve na Santa Casa de Londrina conhecendo o Serviço de Cirurgia Bariátrica. Ele veio a convite do cirurgião Milton Ogawa, responsável pelas cirurgias de obesidade no Hospital, para uma troca de experiências entre os serviços. Atualmente, a Santa Casa, administrada pela Iscal, é o único hospital em Londrina credenciado para realizar essas cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico convidado é da Clínica Bariátrica de Piracicaba (SP), um dos serviços pioneiros no Brasil nesta especialidade e também o primeiro no país e o segundo no mundo, fora dos Estados Unidos, certificado pela Surgical Review Corporation. Isso em 2009. Durante reunião com a equipe de Milton Ogawa, no ambulatório da cirurgia bariátrica, Irineu Rasera elogiou a estrutura e o acompanhamento dado ao paciente. Ele também conheceu o centro cirúrgico e outras estruturas disponíveis ao serviço.

No primeiro semestre deste ano, a Santa Casa realizou 292 cirurgias bariátricas, o que equivale a uma média de 48 pacientes operados todos os meses. 61% deles são pacientes do SUS. Outros 36% são de convênios e menos de 3% são particulares.

O médico veio acompanhado dos representantes da Johnson e Johnson/Ethicon – Fábio Andrade e Mariema Capriglione. Uma das reuniões na Santa Casa, teve a participação dos gerentes da ISCAL, Ana Paula Cantelmo Luz, executiva, e Manoel Velasco Jr, financeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação ISCAL